"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 30 de março de 2012

A VIDA DE DEMÓSTENES

Aos sete anos de idade, Demóstenes perdeu o pai e teve sua herança roubada por seus tutores. Posteriormente, abriu processo para recuperar os bens roubados. Ganhou o processo mas não recuperou todos os bens que lhe pertenciam. Com vinte e sete anos iniciou sua carreira de orador e logo conseguiu destaque.

Garoto ainda, Demóstenes assistiu a um julgamento no qual um orador teve um desempenho brilhante e, com sua verve, mudou um veredicto que parecia selado. Demóstenes invejou a glória do orador ao ver a multidão escoltá-lo e felicitá-lo, mas ficou ainda mais impressionado com o poder da palavra, que parecia capaz de levar tudo de vencida. Assim, alimentou a esperança de se tornar um grande orador - sonho que parecia impossível devido à sua gagueira. Conta-se que Demóstenes, à força de perseverança, ultrapassou o problema e, após treinamento que demandou enorme esforço, Demóstenes venceu a gagueira e se tornou um grande orador.

Sua vida como orador e político foi dedicada à defesa de seu país.

Após certo tempo, Demóstenes vê decair tanto sua reputação quanto influência. Chegou mesmo a ser condenado por ter se deixado comprar por um ministro e facilitar sua fuga. Foi preso mas conseguiu fugir, exilando-se por longo período.

Após esse tempo, Demóstenes é chamado de volta e retoma suas atividades. Alia-se, então, a revolta contra a situação. Tendo falhado tal revolta, Demóstenes foge para a ilha grega de Calauria. Quando percebe que seu esconderiijo foi descoberto, suicida-se com veneno.

P.S.: Demóstenes (em grego, Δημοσθένης, Dēmosthénēs; 384 a.C. - 322 a.C.) foi um proeminente orador e político grego, de Atenas. Sua oratória constitui uma importante expressão da capacidade intelectual da Atenas antiga e providenciam um olhar sobre a política e a cultura da Grécia antiga durante o quarto século AC. Demóstenes aprendeu retórica estudando os discursos dos grandes oradores antigos.

30 de março de 2012
Por Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário