"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de março de 2012

"ISRAEL ADQUIRIU BASES AÉREAS EM AZERBAIYÁN PARA ATACAR O IRÃ".

Azerbaijão dá acesso a Israel para bases aéreas no norte da fronteira com o Irã, para um possível ataque militar contra as instalações nucleares iranianas, de acordo com um relatório publicado pela revista Foreign Policy, citando autoridades norte-americanas.

"Os israelenses têm adquirido uma base aérea", disse o oficial, "e que a base de ar chamado Azerbaijão".

Mesmo que o Estado judeu não use as pistas para atacar diretamente o Irã, Azerbaijão ainda poderia ser útil para os interesses de Israel na região. A base poderia ser usada como um trampolim para a busca e salvamento de unidades da Defesa de Israel. O relatório da revista citou oficiais de inteligência dos EUA.

De acordo com o relatório da política externa, Obama acredita que a administração das relações calorosas entre Baku e Jerusalém aumenta o risco de um ataque de Israel contra a República Islâmica.
Altos funcionários americanos acreditam que o fluido de Israel e contatos militar no Azerbaijão estão complicando os esforços de Washington para reduzir a tensão entre Jerusalém e Teerã. "Estamos vendo o que Israel está fazendo no Azerbaijão. E não estamos felizes", disse o diplomata.
"Duvido que haja alguma coisa escrita, mas acho que não há dúvida de que os aviões israelenses vão querer pousar no Azerbaijão, após o ataque, e eles provavelmente permitir isso."

O Azerbaijão é um país muçulmano, predominantemente xiita, no norte do Irã, e as relações com Israel são particularmente robustas. Azerbaijão fornece quase 20 por cento do petróleo consumido pelo Estado judeu, e os produtos israelenses, como sorvete Strauss, cerveja Macabeu, e telefones móveis da Motorola - produzido pela filial israelense pode ser encontrado visivelmente no país.

28 de março de 2012
http://www.aurora-israel.co.il/articulos/israel/Titular/43921/

Nenhum comentário:

Postar um comentário