"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 10 de abril de 2012

DIÁRIO DA DILMA: EM RESTAURANTE QUE SERVE FAROFA NÃO TEM VENTILADOR

PUBLICADO NA EDIÇÃO DE ABRIL DA REVISTA PIAUÍ



1º DE MARÇO ─ Liguei para o Serginho Cabral para dar parabéns pelo aniversário do Rio, mas caiu na secretária eletrônica: “O governador está em Paris. Para assuntos relacionados à Copa e às Olimpíadas, tecle 1. UPP e UPA, tecle 2…” Desliguei.

2 DE MARÇO ─ O Lula me mandou uns gráficos feitos pelo Zé Dirceu que provavam por A + B que bastava colocar o Crivella no Ministério da Pesca para elevar o PIB, manter meu topete estático e ganhar a Prefeitura de São Paulo. Sei não.
Tsunami monetário. Esse João Santana é bom mesmo.

3 DE MARÇO ─ Engulo sapos para provar que a mulher é forte, mas não houve jeito de conter as lágrimas durante a posse desse Crivella. Traí o comunismo, não tem mais como esconder.
Mamãe tentou me consolar. Como é Dia da Bulgária, abrimos um vinho produzido lá na Dunavska Raunina, ficamos de pilequinho e até ensaiamos uns passos de Sza Sza Tsi Dzi. Descomprimiu um pouco, mas como dói.

5 DE MARÇO ─ Adoro esses terninhos da Angela Merkel. Quando ela vier ao Brasil, vou convidá-la para a nossa mesa de tranca. A Eleonora Menicucci faz um Strudel que é uma beleza.
Ah é? Derrubaram uma barra de ferro no meu pé? Já falei com Guido: taxação pesada nas siderúrgicas.

6 DE MARÇO ─ Será que a Angela gosta de Mad Men? Aquele Don Draper é o maior macho alfa de todos os tempos. Os penteados da mulherada são impecáveis, e o que são aqueles vestidos acinturados? Vou deixar uns DVDs com ela.
Foi bom ver o Putin chorando. Se ele pode, eu também. Vou dizer: às vezes tenho inveja do sistema político de lá. Imagina a liberdade de poder oferecer uns sushizinhos radiativos para a base aliada…

7 DE MARÇO ─ Quem é esse Jérôme Valcke? Mandei a Gleisi demitir. Mas ela veio, toda fofinha, me dizer que o homem é da Fifa. Vou logo sapecar um mon chéri para esquentar aquela orelha suíça. Ou francesa, sei lá.

8 DE MARÇO ─ Vetaram o nome que indiquei para a ANTT bem no Dia Internacional da Mulher. Essa base aliada sabe como magoar. Pedi para o Gilbertinho me preparar um sal de frutas.

9 DE MARÇO ─ Estou há dias sem demitir ninguém. Tá dando coceira. Pedi para a Gleisinha levantar todos os ministérios que temos.
Acho que vou mudar o nome do país para Estados Unidos do Brasil só para ver o Serra perguntar de novo “Mudou?”. Virou bordão aqui no gabinete. Morro de rir com o Gilbertinho perguntando “Mudou?” para todo mundo.
Gleisi chegou com a lista. Esse Ministério do Desenvolvimento Agrário sempre existiu ou o PMDB criou sem meu consentimento? Por via das dúvidas, demiti o ministro. Senti uma coisa boa.

10 DE MARÇO ─ Já estou sentindo a onda chegar. Qualquer hora vão me pedir para vir de bicicleta para o Palácio. Esses verdes são insaciáveis. Não vou, não vou, não vou. Amassa o terninho e desloca o topete, sem falar no suador.

11 DE MARÇO ─ Gabrielzinho veio visitar a vovó. Fizemos a primeira aplicação de laquê naquele cabelinho. Ficou uma gracinha! É como dizia a prima Isifilina: neto de onça já nasce pintado.

12 DE MARÇO ─ Tirei o glúten da dieta. Vamos ver se faz diferença.
Aproveitei também para tirar o Romero Jucá da liderança do Senado. Menos um bigode. Espero que entendam o meu recado.
Anunciei os novos líderes da Câmara e do Senado. Não deu cinco minutos para o folgadão do Gilbertinho bater na porta: “Mudou?”

13 DE MARÇO ─ Aqui se faz, aqui se paga! Esse Ricardo Teixeira tomou o rumo dele. Eu lá sou mulher de dar guarida a malfeito? Com aquela múmia do Marin vai ser mais fácil. Vou mandar grudar tudo na mesa quando ele vier. Só falta ele embolsar minha coleção de apontador.
Direitinho esse moço, Braga, que botei de líder no Senado. Vamos ver no que vai dar!

14 DE MARÇO ─ Gente, não sabia que o limão ajudava a tirar a gordura dos vidros.

15 DE MARÇO ─ Estou gostando demais dessa minissérie do rei Davi. Sou louca por uma história bíblica! Cada pedaço de homem de saiote, cada pernão!

16 DE MARÇO ─ Não entendo essa fixação com bebida alcoólica nos estádios. É tão chato assim ver jogo da Seleção?

17 DE MARÇO ─ A Ideli e a Gleisi vieram me perguntar se não preciso de uma ajuda com a Fifa. Sei. Elas acham que não reparo como ficam coradas toda vez que esse Valcke vem aqui no Palácio. Outro dia a Ideli teve até febre.

18 DE MARÇO ─ Acho tão moderno o pessoal da Globo News conversando naqueles telões. Imagina fazer reunião ministerial sem sair do gabinete?
O Patriota está melhorando. Vou para a Índia.

19 DE MARÇO ─ Começou a dor de cabeça… minha prima de Minas quer um sári; titia, pulseiras de vidro; mamãe, um potão de curry; a Gleisi pediu um Ganesh para dar sorte. A Ideli, que não é boa de geografia, me pediu para trazer um chapéu… Com que país será que ela está confundindo a Índia?
Para mim eu quero perfume de patchuli verdadeiro. Usei muito quando era mocinha.

20 DE MARÇO ─ O pessoal mais maldoso já apelidou a irmã do Chico de Geni. Querem que eu demita a primeira mulher do governo Dilminha. Mandei o recado: em restaurante que serve farofa não tem ventilador. Por enquanto, ela fica.
Agora, se em duas semanas o Chico não me aparecer com uma canção cheia de rimas bem bonitas para “presidenta”, atiro a moça nas garras da Marilena Chauí e lavo as mãos.

21 DE MARÇO ─ Preciso me distrair mais. Ando muito tensa com essa base aliada. Liguei para a Gleisi e pedi para ela reavivar o cineminha do Alvorada.
Gente! Tem alguém vendo esse Big Brother? Aquela espanhola tomou banho pelada e a Globo exibiu tudinho! Tô passada! Liguei para o Itamaraty. Já tinha mandando barrar esses espanhóis na alfândega. O que houve?
Magenta, menta, polenta? Acho que vou dar mais um tempinho para o Chico.

22 DE MARÇO ─ Ontem fui num sambinha lá na Portela. Eis que o Sérgio Cabral aparece. Quando me dei conta, já estava com um pandeiro puxando “Toda vez que eu chego em casa, a barata da vizinha tá na minha cama”.
Gleisi foi rápida e já marcou uma sessão de cineminha para hoje. Mas escolheu filme nacional, ainda por cima com Selton Mello fazendo papel de palhaço. E eu esperando alguma coisa com o Sean Penn…
Lenta, pimenta, placenta. Arre!

23 DE MARÇO ─ PIB fraco??? É cada uma! Queria ver esse pessoal do IBGE sentar aqui e fazer alguma coisa! Chamei aqueles engomadinhos no Palácio e desci o pau! Não vai dar em nada, mas o João Santana diz que é bom para a imagem.

24 DE MARÇO ─ Não estou conseguindo acompanhar o final da novela e mamãe não sabe gravar nessa tevê digital. Às vezes eu me inspiro na Tereza Cristina, sabe. Preciso fazer benchmarking.
Passei a tarde trancada no gabinete vendo vídeos do Chico Anysio.

25 DE MARÇO ─ Mandei comprar um porta-retrato e pus minha fotografia da capa da Veja. Me senti uma estadista. Achei muito classuda aquela foto!
Vi O Artista. Nossa, dormi quase o filme inteiro. Bo-ring! Onde já se viu, filme mudo em 2012! O pessoal fica achando chique essa história de velharia ressuscitada e depois reclama quando o Sarney se diz moderno.

26 DE MARÇO ─ O Lula está novinho em folha e já avisou que vai voltar a fazer política. Xiii.

27 DE MARÇO ─ Minha cartada final: indiquei o Lobão para a presidência do Senado. Se ele não se tocar, desisto.

28 DE MARÇO ─ Surpreendenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário