"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 29 de abril de 2012

FORMA E FUNÇÃO?


Pode até ser que Oscar Niemayer nada tenha a ver que o bando de ladrões que se instalou em Brasília. Mas a construção e mudança da capital marcou o início d peculato institucionalizado. Enriqueceram a custas do dinheiro público, desde o presidente da República, até o motorista dos caminhões que transportavam material de construção.


A cidade em si, além dos erro urbanísticos, tem seus palácios construídos com material de segunda categoria, pois passados apenas 50 anos, estes começam a se deteriorar, como é o caso do Palácio da Alvorada.
As vantagens dadas a funcionários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para convencê-los a mudar para a nova capital, criou uma classe de privilegiados intocáveis.
Em fim todos que participaram desse avento tem culpa em maior ou menor escala.
Os Palácios foram construídos para abrigar corruptos, e hoje passado pouco mais de meio século estes passaram a ser os donos do País, não tendo mais lugar para políticos de bem.

29 de abril de 2012
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário