"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 18 de maio de 2012

O CRESCENTE IMPACTO DAS DOENÇAS NÃO CONTAGIOSAS


article image


Em alguns países africanos 50% dos adultos sofrem de hipertensão (Fonte: Reprodução/Getty Images)

O crescente impacto das doenças não contagiosas

Relatório da OMS revelou que um em cada três adultos no mundo sofre de hipertensão, e um em cada dez tem diabetes


Um relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta semana revelou que um terço dos adultos em todo o mundo sofre de hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta.
A hipertensão, um mal cada vez mais frequente, é responsável por cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos.

Diabetes

Ainda de acordo com o relatório da OMS, a diabetes, outra doença que vem sendo diagnosticada com mais frequência, atinge um em cada dez adultos em todo o mundo.
A diretora geral da OMS, Margaret Chan, ressaltou que “este relatório oferece mais uma evidência do dramático aumento das condições que desencadeiam doenças de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento”.
Em seu relatório, a OMS faz um alerta para “o crescente impacto das doenças não contagiosas”, responsáveis atualmente por dois terços das mortes no mundo. Em alguns países africanos, destaca a organização, a situação é preocupante: 50% dos adultos têm hipertensão.

Excesso de peso


Esta foi a primeira vez que o estudo estatístico da OMS incluiu dados sobre os altos níveis de pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue referentes a 194 países.
Outra grande preocupação apontada no relatório é o excesso de peso. “Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas”, ressaltou o diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS, Ties Boerma.

18 de maio de 2012
opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário