"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 18 de maio de 2012

O QUE A OPOSICINHA PODE APRENDER COM O EURO

Peço desculpas de antemão por meter o bedelho num assunto que ignoro completamente. Não sou novato nesse gênero, escrever sobre o que não entendo, principalmente futebol e lulo-petismo. Quanto mais euro, que só entendo de gastar; nem cito a rúpia norte-americana, antes conhecida como dólar, que hoje só serve para comprar bugiganga em Miami, mais barato do que aqui na Twenty Five of March.

A maior prova de que a minha compreensão passa longe do futebol é que sou são-paulino e para mim futebol é simples diversão, não paixão.
Passa também muito ao largo do lulo-petismo, não habito o "país dos mais de 80%", onde essa população reside e para ela é mais do que paixão, é religião. Não entendo a lingua que lá é falada e nem quero aprender. Se quiser me familiarizar com uma lingua exótica, escolho o mandarim, muito mais fácil e útil.
Sou zelite da velha-guarda e igual quinem os novos-guardistas da crasse mérdia emergente, viajo o mais que posso; mas por favor compreendam, ajudo a lotar apenasmente as áreas VIPs dos nossos aeroportos, que mais parecem rodoviárias em véspera de feriadão.
Conheço Roma, cidade-sede do Estado do Vaticano, residência oficial de Sua Santidade o Papa Bento XVI e capital do Império Católico Romano. Babei com a Capela Sistina, decorada por Michelangelo, Rafael, Bernini e Boticelli, entre outros, os Messi e Neymar da pintura da Renascença.
Reconheço, porém, minha ignorância que por mais viajado que me meto a ser, nunca visitei o Estado do ABC, residência oficial de Sua Santidade o Cara Primeiro e Único, nascido de mãe que nasceu analfabeta, como Ele mesmo declarou aos seus fiéis, e capital do Império Lulo-Petista.
Não pude ainda babar com a Capela do Padim Padi Ciço, decorada, acho, com a obra do Mestre Vitalino, preciosas figuras de barro que acadêmicos, indiscutíveis conhecedores do barroco brasileiro (barroco: feito de barro), equiparam aos Soldados ou Guerreiros de Terracota, da China.
Nem me ajoelhei, portanto, diante da imagem sem cabeça do Beato Virgulino Ferreira, de autoria desconhecida; antes bandido cangaceiro e hoje no panteão do heroísmo pátrio. Partilhamos, ele e eu, o raro sobrenome Ferreira; acredito ter um pé na cozinha do cafofo dele.
Mas pera lá, as roupas que a tropa de Virgulino usava não eram fantasias para ir ao Gala Gay coisa nenhuma; eram para desfilar na caatinga e eventualmente sair no trabuco e na peixeira com tropa concorrente, que podia aparecer para disputar a Taça "Glorinha Kalil" de Style & Fashion.
Como ficou mais que demonstrado, a minha sabença de futebol e lulo-petismo vai além do abaixo de zero e beira o congelamento. Vamos a tudo que não sei sobre o euro e a zona do euro. Tudo não, quase tudo. Aqui não cabe tudo, serei modesto na exposição desta outra burrice crassa.
O euro bateu na trave das 3 merrécas cada e a rúpia norte-americana rela nos dorreal. Não se sabe se vão subir ou cair, portanto faça uma tentativa para controlar a fúria viajeira e sacoleira. Se for correr risco na zona do euro, achtung, attention, attenzione, take care, beware, a coisa na zona do euro é braba, as meninas cobram em euro e meia horinha não sai por menos do que os olhos da cara.
Isso aí qualquer trouxa como eu e esperto como você sabe, mas há uma coisa essencial que a oposicinha não sabe, ou finge que não sabe. Não saber é ignorância e quem é ignorante não pode chamar de ignorante a quem todos chamamos de ignorante e você sabe quem é. Fingir que não sabe deve dar grana, não sei como mas dá; a cumpanherada tá treinada para afirmar na CPI do Cachoeira que não viu, não ouviu e nem sabe de nada.
Na Comunidade Europeia há alternância no poder, capisce oposicinha de meia pataca? A crise é mais do que gravíssima e é a mesma em todos os países, com alguma diferença de sotaque .
Suspeita-se que a Alemanha cogita de comprar a Grécia na bacia das almas para transformá-la em estacionamento dos Mercedes e BMWs dos seus operários. Acho que é o que precisamos fazer aqui com o Paraguai, pros emergentes estacionarem seus fusquinhas meia-nove.
Os resultados das últimas eleições, pasme, não surpreenderam; a oposição é atuante e ganhou de lavada. Nos países socialistas os conservadores venceram, nos conservadores os socialistas venceram. Alternância no Poder é isso, essencial para a Democracia e o Estado de Direito.
Aqui é tudo isso que está aí, os governistas mais estrelados nadam de braçada cachoeira acima, não cachoeira abaixo como mereceriam descobertos que foram; não se afogam no Mensalão nem se afundam nos mensalinhos – a oposicinha bocca chiusa parece que leva um troco nesse bunga-bunga material e moral.
Quero entrar na turma do "Mermão Serginho", me dá um guardanapo para dançar num restaurante chique e cheio de loiras aqui em Paris. Ou mergulho no "Triângulo da Obsessão": Mágoa do passado; Raiva do presente; Medo do futuro
"Assim é se lhe parece" (Pirandello).
 
 Neil Ferreira  
18 de maio de 2012
Publicado no Diário do Comércio.

Neil Ferreira é publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário