"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 8 de maio de 2012

O PERFEITO IDIOTA

Lendo o texto de nosso editor, a respeito da charge sempre genial do Sponholz, E o governo Dilma Rousseff? Vai bem?, de 07/05, e as declarações de Rui Falcão, veio-me a mente imediatamente o livro já clássico de Montaner, Mendoza e Llosa, O Manual do Perfeito Idiota Latino Americano.

Sobre o assunto, havia um blog, infelizmente desativado, do ano de 2006, Geração Prozac, sem identificação do dono, que contém o seguinte:




“Sim, esse livro é um clássico dos ‘neoliberais’! Foi escrito por 3 ex-esquerdistas. Concordando ou não com o que está escrito no livro, o fato é que os textos desses marxistas desiludidos é um tapa na cara de muita gente.

E cita Raymundo Negrão Torres:

"Nos dias de hoje, as crises que se sucedem em vários países da América Latina dão novo alento aos ‘idiotas’ que reacendendo velhos e desmoralizados ‘slogans’ estão levando vários países a reafirmar seu compromisso com o atraso, elegendo demagogos e populistas, tentando buscar alhures as justificativas para os erros, dificuldades e carências internas.
Como nossos ‘hermanos’ argentinos que se queixam do FMI e parecem esquecer que grande parte de sua dívida externa foi feita para comprar armas destinadas à malograda aventura nas Ilhas Falklands (ele diz Malvinas)…”

Outro autor citado, Sydnei Vida, diz:

“O idiota de esquerda não adquiriu uma consciência individual; afinal, ele faz parte da massa bovina. Se importar apenas com a sua própria vida lhe causa sofrimento. Seu espírito, definitivamente, não evoluiu."
Reparem que todo idiota de esquerda tem o seu espírito parecido com um professor, pequeno, barbudinho, mirrado, de uns setenta anos, que entra na sala e escreve no quadro: abaixo os homens brancos, católicos, capitalistas e ocidentais; eles nos dominam com a sua cultura opressiva. Logo depois o mesmo idiota grita com força, quase implorando (na mão esquerda um livro do Emir Sader ou do “Frei” Leonardo Boff, a escolha é livre):

“Nós somos pobres porque eles são ricos e vice-versa! Eles ganham e nós sempre perdemos! Abaixo a exploração de que somos vítimas por parte dos países ricos do planeta!”. Reparem que o chavão é tão abstrato e sem sentido, que é de causar náuseas a qualquer ser intelectualmente honesto. Ora bolas, afinal, quem são eles? Os ingleses? Os judeus? Os “malditos” ianques? Os empresários? Os capitalistas? Os jogadores de videogame? Os jornalistas esportivos? Os donos de padaria? Os jogadores de futebol do Real Madrid? Os atores da Globo?”

E o ex-blogueiro pergunta:

– E vocês, o que pensam sobre o assunto? Já conseguiram identificar algum perfeito idiota latino americano?

Apesar de já terem-se passados mais de 5 anos da pergunta, este escrivinhador atreve-se a responder:

– Sim, está no Brasil e atualmente exerce o cargo de presidente do glorioso partido™, reduto (ou deveria dizer covil?) dos PILA (sigla que identifica os Perfeitos Idiotas Latino Americanos) que ainda vão nos causar muito mal.

Termino com uma frase do Pastor Sergio Poral, que li algures, mas removendo o sentido religioso, trazendo-a para o mundano e aplicando-a à política nacional, até que os eleléitolos brasileiros consigam compreendê-la:

“O que traz libertação é o conhecimento da verdade”.

(*) Foto: Lula, O Idiota!

08 de maio de 2012
Magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário