"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 27 de junho de 2012

ALGUMAS IMPREVISÍVEIS ALIANÇAS POLÍTICAS

1) Churchill, o mais encarniçado anticomunista britânico, aliou-se a Stalin contra a Alemanha Nazista (1941).

2) Nixon, o mais inflamado anticomunista americano (depois de McCarthy), foi a Pequim para aliar-se ao hipercomunista Mao Tse Tung, contra a URSS (1973).

3) Trotsky aliou-se ao seu fidagal inimigo Zinoviev, contra Stalin (1926).

###

NO BRASIL

1) Na Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul, o “picapau” Flores da Cunha e o “maragato” Batista Luzardo se acusaram mutuamente de assassino e estiveram prestes a bater-se em duelo de morte. Em 1930, eles se aliaram contra o governo de Washington Luiz.

2) O ex-presidente Arthur Bernardes, em 1930, se aliou aos tenentes que anos antes tentaram derrubá-lo, (Juarez Távora, João Alberto, Eduardo Gomes, Cordeiro de Farias) contra o governo de Washington Luiz.

3) Em janeiro de 1947, Adhemar de Barros elegeu-se governador de São Paulo, com o apoio de Luiz Carlos Prestes, em oposição ao presidente Dutra.

4) Em julho do mesmo ano, na campanha para vice-governador de São Paulo, Vargas e Prestes se aliaram contra Adhemar e Barros, aliado do presidente Dutra. Em 1936, o governo de Vargas entregou a mulher de Prestes ao governo alemão.

5) Em 1950, Vargas e Adhemar se aliaram na campanha presidencial, em oposição ao presidente Dutra.

6) Otavio Mangabeira e Juracy Magalhães, que pareciam inimigos inconciliáveis (política baiana) se aliaram contra Vargas, em 1945.

7) Em 1945, Carlos Lacerda denunciou Etelvino Lins, interventor federal em Pernambuco, como assassino. Em 1955, quis lançá-lo candidato à presidência da República.

8) Carlos Lacerda, durante anos, chamou Juscelino e Jango de corruptos. Em 1967, foi a Lisboa confraternizar com o primeiro e depois a Montevidéu confraternizar com o segundo, para oposição ao governo Costa e Silva.

9) Em 1984, Tancredo e Ulysses se aliaram a Sarney e a Antonio Carlos Magalhães – ardorosos defensores do regime militar – contra a candidatura de Maluf.

10) Enfim, Lula se alia a Maluf.

Humberto Braga
27 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário