"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 16 de junho de 2012

O QUE ACONTECEU COM OS PROFESSORES, SERVE DE EXEMPLO

É um bom argumento: Educação melhor para todos. Todos devemos cobrar do Estado. Mas é apenas “um bom argumento”, usam exclusivamente como argumentação, na verdade não dão a mínima.

O que aconteceu com os professores é um bom exemplo: até os anos 80 “todos os jornalistas e toda a grande imprensa” apoiavam as greves dos professores (é claro, da rede pública). Usavam os professores ( da rede pública, é claro) como “bucha de canhão para ajudar a derrubar o que restava da ditadura”.

Posteriormente, e principalmente em Estados nos quais ganharam o poder governadores apoiados pela grande imprensa, passaram a atacar e humilhar os professores. O nome disso é traição. Salário maior aos professores já não faz parte do “discurso” para se ter “boa educação para todos”.

Silvio Miguel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário