"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 23 de julho de 2012

MORTE ÀS PEDAGOGAS!


Do professor Jacques Duílio Brancher, recebo:Janer,

Já há muito venho apregoando que o problema do ensino brasileiro é justamente a pedagogia. Se há um curso onde o onanismo é prática habitual, é lá. Há muitos anos atrás assisti uma palestra de uma dileta professora da área, que hoje está em Brasília decidindo parte dos rumos do país na área de educação, e a cantilena era uma só: "Relato de experiência". O povo inventava uma porcaria qualquer e o gado ia lá discutir. É muitíssimo comum em cursos de pedagogia a professora fazer um círculo com os alunos e passarem horas e horas discutindo sobre quase nada.

Aliado a isto, quem busca a pedagogia? Via de regra, são as pessoas que não gostam de matemática, e que estão lá por conta do seu ódio ao negócio. Esta turma vai dar aulas para quem está começando e a primeira coisa que fazem é ensinar as crianças a ODIAR a matemática.

Por fim, todos os dias agradeço o fato de ter tido uma educação caseira que me livrou destes males. Me exercitava todos os dias com meu pai em questões que ele chamava de "cálculo mental". Experimente pegar um egresso de pedagogia e pedir para ele fazer uma série de contas complexas sem usar a calculadora (10 + 5 - 8 + 9 -3 - 2 = 11). O desgraçado vai sentar no chão e chorar. Mas acho que temos uma saída sim, que é fazer uma campanha nacional pelo fim da pedagogia.


Pois, Jacques, os métodos da incompetência parecem ser universais. Também passei por esses círculos de aluno, os famosos trabalhos em grupo. Para as pedagogas - elas são sempre no feminino e em geral têm cara de quem nunca teve um orgasmo - é muito confortável: ficam fofoqueando entre elas e não precisam dar aula. Nem poderiam: não têm nada a dizer.

Entre as técnicas de ensino ridículas pelas quais passei havia o tal de zum-zum. Isto é, um aluno segredava algo ao ouvido de outro, que repassava o que fora sussurrado a um terceiro e assim por diante. Até parecia brincadeira de criança. Protestei violentamente contra estas vigarices e deu no que deu: fui reprovado. Foi a única reprovação de minha vida e a guardo como comenda.

Por acaso, reviso alguns textos de uma amiga petista e tenho algum contato com as novas técnicas pedagógicas. Os "relatos de experiência" chamam-se agora histórias de vida. Professores não são mais professores. São facilitadores. Professor é uma palavra muito arrogante. Politicamente incorreta. Não por acaso, a moça milita nas hostes do PT.

Quanto à incapacidade de calcular somas elementares, esta é antiga. Republico excerto de crônica que escrevi em 1977 – há mais de três décadas, portanto – onde manifesto minha perplexidade:

JURO QUE VI!

Vi uma moça solicitando crediário. E vi a balconista atendendo a moça. E a última ficha de crediário era de número 40.649. E a moça preencheria a seguinte. E ouvi a balconista chamar outra balconista. E ouvi perguntar qual seria o número da ficha seguinte. E vi a outra balconista emudecer. E vi a moça sugerir às balconistas: “não será número 40.650?” E vi as duas se entreolharem surpresas. E ouvi uma confirmar: “claro, é 40.650!” Com o que concordaram todas.

E fui ao correio postar uma carta. E perguntei à funcionária quanto pagaria em selos. E ouvi vinte cruzeiros como resposta. E paguei os vinte. E levei a carta para registro. E a outra funcionária me informou que eram 31 cruzeiros. E voltei ao guichê anterior para pagar o restante. E vi a moça manipular uma calculadora eletrônica. E vi registrar 31. E calcar a tecla de subtração. E depois 20. E vi a moça ler no visor: 11. Perplexo, paguei os 11.

E fui a uma farmácia. E vi um cliente pagando sua compra. E a conta era de Cr$ 13,60. E ouvi a caixa perguntar se o cliente não teria 60 centavos. E ouvi o cliente dizer que não. E vi a moça dar-lhe dois comprimidos de Melhoral. E ouvi o cliente reclamar: não queria Melhoral. E ouvi a moça dizer: vou dar um jeito. E a vi sair do caixa e ir até o balcão. E vi a moça voltando com Pondicilina. E ouvi o cliente furioso exigindo seus 40 centavos. E vi a moça confusa tentando encontrar uma solução. E ouvi a moça chamar o chefe. E vi o chefe providenciando o troco. E vi o cliente receber 36 centavos. E muito mais coisas eu vi, juro que vi!

E nisto estamos, Jacques. Sem falar que, de lá para cá, o nível de ensino decaiu muito mais. E ainda há quem queira criar Brasil grande com tais professores. Morte às pedagogas. Ninguém chorará por elas.


23 de junho de 2012
janer cristaldo

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