"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 6 de julho de 2012

UM GOVERNO DE DILETANTES

Como escrevi ontem, a crise econômica brasileira, está sempre piorando, por total incompetência do governo e pela corrupção a níveis jamais vistos no país. (Do ufanismo à realidade)
A “presidenta” tornou a adiar a previsão de recuperação da economia brasileira, a projeção oficial do Banco Central que previa um crescimento de 2,5%, teve uma redução para 2%.


O tombo na industria de maio, mostra que a retomada e econômica, será mais demorada que o previsto, por conta de endividamento, comprometimento da renda familiar e baixa competitividade da indústria.

Questionada sobre os dados ruins da produção industrial –que recuou 4,3% em maio, na comparação com 2011, a presidente Dilma disse: “Vamos virar esse jogo” (foto). Antes, durante discurso de lançamento do Plano de Safra da Agricultura Familiar, afirmou que o governo continuará adotando uma política “extremamente agressiva” de compras governamentais para enfrentar a crise.

Depois de abandonar a meta de crescimento acima de 4%, o governo chegou a acreditar que era possível crescer em 2012 na casa de 2,7%, mesma taxa do ano passado.
Segundo a presidente Dilma, o ano de 2012 e sta perdido e agora, a ordem é salvar 2013, adotando medidas para impulsionar os investimentos diante da avaliação de que os números da indústria divulgados ontem, pior resultado desde 2009, indicam que a receita usada na última crise não surte hoje o mesmo efeito.

Ela quer destravar os investimentos públicos e impulsionar os privados para garantir crescimento de 4% no seu terceiro ano de mandato.
Mas as projeções de aumento do PIB caíram de 3% para menos de 2%, e a pequena alta na atividade industrial neste ano se converteu em queda.

Alarmante é o investimento, que manifesta o pior desempenho: entre janeiro e maio a produção de máquinas e equipamentos caiu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a maior redução entre os setores da indústria, que recuou 3,4% no todo.

A produtividade da indústria, estagnada desde 2009. Há muitas razões para isso, desde as dificuldades de ajuste de mão de obra às variações de produção até a perda de eficiência em setores que sofrem forte pressão competitiva de importados.

Maior produtividade é a base para que um ciclo de crescimento possa sustentar-se. Sem ela, maior demanda interna degenera em perda de mercado para importados competitivos. É este segundo fenômeno que assola a indústria no presente.

Até o momento, nenhuma medida do governo federal foi capaz de alterar esse quadro. As desonerações fiscais são tímidas e restritas a setores escolhidos. Os custos internos continuam a subir, e os entraves de infra-estrutura persistem.

O resultado é a demanda interna concentrada em consumo de curto prazo, e não em despesas empresariais para ampliar produção futura
Pode-se notar, que a técnica foi substituída pelo empirismo da “experiência descarte”.

Giulio Sanmartini
06 de julho de 2012

(*) Texto de apoio: Valdo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário