"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 4 de agosto de 2012

"NÃO SE FESTEJA UMA TRAGÉDIA"

(Comentário da centista política Lucia Hippolito aqui publicado em 12.8.2005)



"Foi a maior tragédia política da história deste país. Nunca antes se viu nada parecido. Deputados petistas chorando no plenário da Câmara, a senadora Ideli Salvati passando mal, o senador Aloísio Mercadante expondo seu espanto e, sobretudo, seu desencanto, senadores e deputados petistas na CPI dos Correios completamente atarantados diante da bomba atômica que o publicitário Duda Mendonça jogou no PT e no governo do presidente Lula.

Em depoimento-surpresa na CPI dos Correios, Duda Mendonça declarou, simplesmente e com todas as letras, que foi convidado para fazer um serviço, apresentou um orçamento que foi aprovado, prestou o serviço e, para conseguir receber todo o pagamento que lhe era devido, abriu uma conta no exterior e recebeu mais de dez milhões de reais, vindos de outras contas também no exterior.

Ou seja, o PT pagou parte da campanha eleitoral do presidente Lula, do senador Aloísio Mercadante, da candidata a governadora Benedita da Silva e do candidato a governador José Genoíno com dinheiro de caixa dois. De contas no exterior para uma conta de Duda Mendonça, também no exterior.

A Lei Orgânica dos partidos políticos proíbe os partidos brasileiros de lidarem com dinheiro de caixa 2 e contas no exterior. Esta prática é razão suficiente para o cancelamento do registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral.

E é este o grave risco que corre o PT no momento: deixar de existir porque um grupo de dirigentes jogou o partido no escândalo de corrupção, compra de bancadas, extorsão, dinheiro de origem não-explicada, despesas e gastos pra lá de estranhos.

Dava pena ver o desalento do deputado José Eduardo Cardoso, do senador Mercadante, do deputado Osmar Fontana. Um deles fazia a pergunta que está na cabeça de todo mundo: como é que o partido vai se apresentar perante os militantes, aqueles que carregavam a bandeira do PT debaixo de sol, chuva e sereno?

Como é que o partido vai se desculpar diante da sociedade brasileira, por ter permitido que uma camarilha tenha tomado o Estado brasileiro de assalto e tenha provocado a maior crise política que este país já sofreu?

Curiosamente, não se ouviu um pio dos antigos dirigentes e líderes partidários. Por onde andam José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Professor Luizinho, Paulo Rocha, Marta Suplicy? Ninguém sabe, ninguém viu.

Foi um dia muito triste. Tão triste, que nem a oposição mais assanhada se animou a comemorar. Pois não havia nada a festejar. Não se festeja uma tragédia."

04 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário