"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 4 de agosto de 2012

PARA 83% DOS BRASILEIROS, HÁ CORRUPÇÃO NO GOVERNO

                (Notícia aqui publicada em 12.8.2005)


"Para 63% dos brasileiros, não há motivos suficientes para que o Congresso Nacional abra um processo de impeachment contra o presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém um percentual expressivo, cerca de um terço da população (29%), já acha que o Congresso deveria inaugurar uma ação que culminasse com o afastamento de Lula da Presidência.

Pesquisa Datafolha realizada na quarta-feira em todo o país também revela que 73% dos brasileiros não acreditam que Lula acabará afastado do cargo por causa das denúncias de corrupção em seus governo e partido, o PT.

Para 17% dos entrevistados, o presidente não conseguirá terminar o seu mandato.

A pesquisa -conduzida no dia 10 de agosto entre 2.551 pessoas em 127 municípios de todo o país- foi realizada antes do depoimento de ontem do publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de Lula em 2002 e pela publicidade institucional da Presidência da República.

Segundo a pesquisa, uma expressiva maioria de 64% acha que o presidente deve continuar ocupando a Presidência enquanto as denúncias de corrupção contra seu governo estiverem sendo investigadas.

Para 15%, Lula deveria renunciar -mesmo percentual dos que acham que ele deveria se afastar temporariamente do cargo enquanto todas as denúncias contra seu governo são apuradas.

Hoje, 83% dos brasileiros consultados acreditam na existência de corrupção no governo do petista. Essa taxa, que vem crescendo a cada pesquisa desde junho -quando veio a público o escândalo do suposto "mensalão" pago a parlamentares da base aliada-, era de 78% há 20 dias.

Em maio de 2002, no último ano da gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, 69% dos entrevistados afirmavam existir corrupção no governo do tucano.

A diferença entre Lula e FHC neste quesito é hoje de 14 pontos percentuais. No caso do petista, a percepção de que há corrupção em seu governo aumentou 18 pontos percentuais do início de junho até agora.

Em relação a março do ano passado, quando apenas 32% viam corrupção no governo Lula, a diferença com o percentual atual é de 51 pontos."

04 de agosto de 2012
Fernando Canzian, Folha de S. Paulo
blog do noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário