"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CURTINHA


 

Não confundam com nosso ilustre filósofo de Santa Catarina, o Curt, que eventualmente publica neste jornal. Se bem que a que vou contar poderia ser digna dele.

A turma de aluninhos assistia em silêncio a aula de História. A professora, petista, ativista reconhecida do sindicato dos professores, gostava de se dar ares de importância. Nesse dia, resolveu dirigir uma pergunta à classe:


– Alguém pode me dizer qual o nome do filósofo grego, famoso, e autor da emblemática frase,
“Só sei que nada sei”?

Como não poderia deixar de ser, o Joãozinho levantou a mão. A professora, já apresentando sinais de contrariedade, mandou ele responder.

– Caceta, professora, não venha me dizer que o Lula, além de tudo, é grego!


13 de setembro de 2012
Elgien

Nenhum comentário:

Postar um comentário