"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DIÁRIO DA DILMA



   Urubu que vai à praia volta de papo seco
 

1º DE AGOSTO_É encantadora a cerimônia de abertura dos Jogos. As vaquinhas, as chaminés da Revolução Industrial, Shakespeare, Dickens, uma história tão bonita. Tudo muito apropriado. Só senti falta de um quadro mostrando Marx escrevendo O Capital.
Um reparo: a rainha pulando do helicóptero eu não gostei, não. Não é coisa que orne. Já estou vendo a Daniela Thomas me pedindo para despencar do bondinho do Pão de Açúcar em 2016. Não, não e não. Se insistir, mando ela e o Paes para as minas de sal da Bulgária.

2 DE AGOSTO_Pegou mal ir de preto me encontrar com a rainha. A Ideli é que sugeriu. Quem manda seguir conselho de gente de Santa Catarina?
Fui fazer umas comprinhas em Londres, coisa pouca. Adoro aquelas calcinhas da Marks & Spencer! Mas pedi para a Paula comprar. Imagina se me pegam na seção de lingerie?

3 DE AGOSTO_Fiquei emocionada ao visitar o museu de cera da Madame Tussauds. Parecia que estava entrando no Congresso: me lembrei do Sarney, Dornelles, Cafeteira, Simon...

4 DE AGOSTO_Hum, más notícias da Petrobras. Vou ter que falar com jeito com a Gracinha porque ela é muito emotiva. Ela diz que pegou a firma na maior bagunça e que está tentando arrumar...
Passei em frente à tevê e vi o Cielo chorando. Não sabia que ele era acionista da Petrobras.

5 DE AGOSTO_“A repaginação de Dilma teria se inspirado no visual chique da estilista Carolina Herrera.” Quem diz é a Vanity Fair. Dilminha rules.
A Ideli veio jogar truco e deixei o iPad assim meio no caminho, com a minha cara estampada na capa da Vanity Fair on-line. Ela ficou mais vermelha do que passeata de sem-terra.

6 DE AGOSTO_Basta viajar para O Globo me aprontar uma reforma gráfica! Espero que não tenham sumido com a coluna do Caetano. E que a nova paginação facilite a compreensão da coluna do Caetano.

7 DE AGOSTO_Menina! Cortaram bem uns 30% do espaço do Merval! Concentrando bem, agora dá para ler a coluna em menos de uma hora!

8 DE AGOSTO_O Kalil enlouqueceu? Como assim dizer que “agora Lula pode sair de casa e ir para um palanque falar 24 horas”? Tenho certeza de que existe alguma convenção internacional proibindo esse tipo de coisa.
A Graça admitiu erros e a ação da Petrobras subiu. Hum. Se eu admitir que o Mantega é invenção minha, será que o país volta a bombar?

9 DE AGOSTO_Julgamento do mensalão, Olimpíadas, Avenida Brasil pegando fogo. Posso dissolver o Congresso e instaurar uma monarquia que ninguém vai notar.
Morreu o Magro do MPB-4. Nossa, como consumi literatura subversiva ao som de Tereza Tristeza...

10 DE AGOSTO_Será que o Mercadante ficaria bem com esse bigodão mexicano do Giba?

11 DE AGOSTO_Falei com o Lula para dar um jeito nessas centrais sindicais. Ele meio que se fez de morto. Ficou apontando para a garganta. Ué, o Kalil não liberou?

12 DE AGOSTO_Essas coisas eu não digo em voz alta, mas confesso que meu coração acelerou um pouquinho com a vitória da Rússia sobre o Brasil na final do vôlei. Acho que ainda é o meu lado comunista.
Agora é esperar amanhã pelos nossos oito minutos na cerimônia de encerramento. Minha Virgem de Medjugorje, não permita que tenha capoeira e bumbum de mulata.

13 DE AGOSTO_Teve. Ai, que vergonha. E a Kate estava lá, de fascinator e tudo.

14 DE AGOSTO_Está decidido: terei de dar um pitaco na abertura das nossas Olimpíadas. Não quero festa cabeça e muito menos exibição de fio-dental. Vou recomendar uma apresentação dos Periquitos em Revista. Eles são bárbaros. E os Canarinhos de Petrópolis, lindinhos! Aviso aos navegantes: se alguém tiver a maldita ideia de lembrar do saci-pererê, casso a cidadania; e Arnaldo Antunes, não… De incompreensível, basta a minha política econômica.
O Temer já mandou avisar que o PMDB quer duas vagas no carregamento da bandeira olímpica.

15 DE AGOSTO_Estou muito espontânea ultimamente. Soltei aquela “boxear o que atrapalha o crescimento” assim, sem pensar. Justo depois de receber aqueles dois que ganharam medalha no boxe. E diziam que eu não tenho carisma! O João Santana me ligou para dar parabéns.

16 DE AGOSTO_O Eike é uma graça mesmo. “O pacote é um kit felicidade.” Que amor. Escutaram, seus grevistas? Gente agradecida é tão melhor. O Esteves, o Odebrecht, o Eike... com esses a gente constrói um país.

17 DE AGOSTO_Não aguento mais explicar essa história de concessão e privatização. É tudo intriga daqueles mariquinhas do PSDB. Não é a mesma coisa. Por quê, não sei. Mas que não é, não é!

18 DE AGOSTO_Como é bocudo o Gilbertinho! Oh, herança maldita! Mandei todo mundo fechar o bico sobre o processo do mensalão. Mas ele não consegue! “Quem aposta no desgaste do governo vai se decepcionar.” Que governo, cara pálida? Ordenei silêncio total para ninguém ligar o nome à pessoa. Mas ele tem que abrir o bocão com aquele jeito de padre em encontro de casais.

19 DE AGOSTO_Essas reuniões com o povo do Mercosul testam minha veia diplomática. Na última, o Mujica me apareceu com uns sapatos que não dava nem para figurante de O Tempo e o Vento. Sapato de agricultor, segundo ele. Que preguiça desse populismo. E o Evo Morales nessa briga com a Coca-Cola me deixou apavorada. Será que vou ter que tomar o tal do mocochinche quando for à Bolívia? É o refresco novidade dele. De raiz... Já avisei ao Patriota: se Evo me aparecer com um daqueles grupos de flautinha andina, mando invadir.

21 DE AGOSTO_Esse Roberto Gurgel não é a cara do Jô?

22 DE AGOSTO_Saiu a lista da Forbes. Fiquei um pouco tristinha. Continuo em terceiro, mas estou bonitona na capa. E a Gracinha, hein? Vigésimo lugar. E sem cortar o cabelo nem dar um jeito na Petrobras.

23 DE AGOSTO_Meu são Domingos Sávio, dai-me paciência. Os grevistas agora deram de vir fazer arruaça aqui na porta do Palácio. É muita folga! Gente mimada do Lula... Vou cortar o ponto, taxar cerveja e pagode, e obrigar todas as empresas públicas a deixarem os aparelhos ligados na tv Brasil. Urubu que vai à praia volta de papo seco. Guerra é guerra.

24 DE AGOSTO_Estou querendo fazer umas aplicações de laser para ressuscitar o colágeno. Tem aqui em Brasília mesmo. É meio caro, 2 700 reais a sessão. Será que presidenta não leva um desconto? Depois eu peço para a Helena Chagas soltar em off o nome da clínica.

25 DE AGOSTO_Estou preparando uma surpresa para o Moreno. Ele sai do Ministério e vai ser presidente do Senado. É muito mais chic, aparece muito mais no Jornal Nacional, tem muito mais mordomia e sossego. Pergunto: o que aquela voz maviosa e porte imperial têm a ver com brocas, poços, hidrocarbonetos?

26 DE AGOSTO_Cada país tem o Assange que merece. O Battisti, pelo menos, é quieto. Deve ser o primeiro italiano triste desde Marco Aurélio.

27 DE AGOSTO_Será que fica muito ruim colocar uma blusa de oncinha? É lindo demais! Não sei se a liturgia do cargo, como diria o bisbilhoteiro do Sarney, comporta uma ousadia dessas.

28 DE AGOSTO_Tive que almoçar com o Lula. Era bacalhoada. Salgada até não poder mais... De noite precisei colocar as pernas pro alto porque fiquei inchada de tanto sal. Ainda bem que no dia seguinte já tinha marcada uma drenagem linfática.

13 de setembro de 2012
Revista Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário