"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Ministros do STF querem neutralizar armação de Lula para protelar julgamento e prescrever penas de mensaleiros


Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal já perceberam o golpe dos petralhas de embromar o julgamento do mensalão para ganhar tempo emarticulações e tentar tentar diminuir ao máximo as penas dos réus condenados – se possível conseguindo a prescrição de algumas delas. Por isso, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, já articula para que os demais ministros aceitem a proposta do relator Joaquim Barbosa de fazer uma sessão extra nas manhãs de quarta-feira, para decidir o caso antes de novembro.

Alguns ministros querem abortar a estratégia petista de protelar o julgamento o máximo que puder. Também já se tornou pública a articulação pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para defender a tese de que já prescreveram as penas para vários crimes de réus já ou ainda por serem condenados. O movimento, nos bastidores do Judiciário, é liderado pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e pelo advogado Sigmaringa Seixas, com o suporte de Lula, do presidente do PT, Rui Falcão e, claro, de um grande interessado: o réu José Dirceu de Oliveira e Silva – acusado pelo procurador-geral da República de ser o “chefe da organização criminosa do mensalão”.

No STF, ainda existem resistências à ideia de sessões extras. Alguns ministros até preferem que se use as tardes de terça-feira, mas isto coincidiria com as reuniões do Conselho Nacional de Justiça. Ministros do STF também não gostam de sessões às sextas-feiras, quando costumam assumir “compromissos acadêmicos” (aulas, palestras e seminários). Tudo indica que passará a proposta de quarta de manhã, com o apoio de Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Carmem Lúcia e até de Ricardo Lewandowiski – que agora deseja fugir da imagem de responsável pelos atrasos nas votações do julgamento do mensalão.

A Folha de S. Paulo de hoje revela que José Dirceu já teria dito ao chefão Luiz Inácio Lula da Silva e a outros aliados que não espera mais ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Como é acusado de formação de quadrilha (pena de um a três anos de prisão) e corrupção ativa (dois a 12 anos de prisão), Dirceu corre o risco de pegar cadeia se for condenado. Se o STF o condenar a mais de oito anos de prisão, vai para regime fechado, sem direito a cela especial. De quatro a oito anos, tem direito ao semi-aberto. Mesmo azar de Dirceu podem ter Delúbio Soares e José Genoíno – que será submetido a um cateterismo.

Surpresa de mentira

Marta Suplicy nega que sua nomeação para o Ministério da Cultura seja uma compensação por ter aberto mão de sua candidatura à prefeitura de São Paulo.

Também jura que o cargo não foi um prêmio por seu engajamento na campanha de Fernando Haddad.

Se continuar falando nessa mesma linha daqui a pouco Marta também tira o emprego do pobre boneco Pinóquio – cujo nariz grande vai acabar estampado em alguma futura publicação culturalmente kamasútrica do MinC...

Se deu bem

O vereador paulistamo Antonio Carlos Rodrigues (PR), que é o primeiro suplente de Marta Suplicy, deve assumir a cadeira dela no Senado.

O ex-presidente da Câmara de São Paulo é ligadíssimo ao deputado federal Valdemar Costa Netto.

Por isso que a torcida do Flamengo acha que a arrumação de uma vaguinha para Marta no ministério foi mais um jeitinho quea Presidenta Dilma arrumou para fidelizar sua base aliada que sempre ameaça uma rebeldia.

Mandou bem

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) avacalhou a indicação de malvada Marta para o lugar da boazinha Ana de Hollanda:

Demitiram a Aninha porque ela queria dinheiro para a Cultura. Agora vão colocar uma que não quer”.

Ana de Hollanda foi detonada porque o jornal O Globo tornou pública uma carta que ela escreveu para a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, reclamando da situação financeira da pasta.

A coidada da Aninha não sabia que o pessoal do PT não gosta muito da verdade...

Probleminha de pressão

Depois de articulações de negócio com o presidente italiano Giorgio Napolitano,volta hoje de manhã ao Brasil o vice-presidente Michel Temer.

Ontem, ele deu um susto na comitiva porque desmaiou durante uma caminhada entre o Hotel de La Minerve, onde estava hospedado em Roma, e um restaurante localizado a dois minutos do Panthéon e próximo da Piazza Navona.

Depois de meia-hora, graças ao Grande Arquiteto do Universo, o maçom Temer se recuperou do susto da pressão baixa em um dia calorento na Itália.

Chineses de Minas, uai...

Baianos festejam que um dos braços da chinesa Foton Motor Group no Brasil, maior fabricante de veículos comerciais e pesados do mundo, vai investir R$ 900 milhões na construção de uma fábrica em Camaçari, na zona metropolitana de Salvador.

Só que a maior parte da grana para o capital inicial da nova fábrica não virá dos capimunistas chineses, mas sim do parceiro brasileiro deles.

O grupo Mater Participações – uma empresa familiar de Minas Gerais muito forte no negócio de concessionárias de caminhões e ônibus nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Quem também vai pilotar o empreendimento é o ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que comanda a divisão de caminhões da chinesa Foton.

Coisa de louca

“Eu sou marido da Dilma Vana Rousseff. Eu gosto dela. Eu vim chamar a Dilma para casar comigo. Na verdade, eu queria sequestrar a Dilma e nunca mais devolver. Ela é o meu coração”.

Esse foi o louco papo furado de Edmeire Celestino Silva, 29 anos.

Vestida como homem, de calça jeans e camisa listrada, ela promoveu ontem a sexta tentativa de invasão este ano do Palácio do Planalto – onde a presidenta Dilma pilotva uma reunião sobre portos.

Edmeire foi contida pela guarda presidencial e levada para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Marketing Online di grátis no ABC

O sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, Felipe Chibaz Ortiz, dará uma palestra gratuita hoje à noite sobre o tema Marketing Online.

Será a partir das 19h30min, no Auditório II da I Anhanguera UniABC, em Santo André (SP).

Interessados podem fazer sua inscrição pelos telefones (11) 4991-9881 ou 9886.

Piada de onthem...

Nova Iorque, 11 de setembro de 2001, às 7 da manhã...

O sujeito despede-se da esposa e vai para o seu escritório no 85º andar de uma das torres do World Trade Center. No caminho resolve mudar os planos e segue direto para a casa de sua amante...

Chegando lá, desliga o seu celular, despe-se, e vai com ela para a cama. Às 10h, já satisfeito e bem disposto, resolve ir para o escritório. Veste-se, liga o seu celular... (Priiiii Priiiii Priiii...) que toca na mesma hora.

Era a mulher dele gritando em pânico e aos prantos:

- Graças a Deus!!! Querido... Onde você está???

- Estou aqui no escritório querida... Tomando um cafezinho... Aconteceu alguma coisa ???

Sim... Quando ele voltou para casa...


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
12 de setembro de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário