"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 24 de novembro de 2012

DILMA TENTA DESARTICULAR "GOVERNO LULA" QUE SEGUE "OPERANDO" NO SEU

Dilma Rousseff prefere a pressa à cumplicidade

Um mínimo de sabedoria ensina: no governo, não se deve dar qualquer vantagem a quem só quer tirar vantagem do governo.
 
Em dois anos de Presidência, Dilma Rousseff já aprendeu: quando o governo presente só tem como objetivo justificar as más escolhas do governo passado, consegue, no máximo, esculhambar o futuro.
 
Assim, quando as evidências indicam que um servidor é suspeito, Dilma tem evitado mimetizar o bordão de Lula ‘Não Sabia Nadinha’ da Silva. Ela se deu conta de que é preferível e mais conveniente passar por apressada do que por cúmplice.
Assim, submetida ao seu penúltimo escândalo, a sucessora do cego arregalou os olhos.

Em pleno sábado, Dilma convocou ao Alvorada os ministros Luíz Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
 
Lero vai, lero vem a ‘faxineira’ acionou o rodo. Mandou exonerar Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo; e José Weber Holanda, o número dois da Advocacia da União, braço direito do doutor Adams.
De resto, determinou o afastamento dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, que Rosamary indicou e Lula nomeou para diretorias da Agência Nacional de Águas e Agência Nacional de Aviação Civil. Como os Vieira foram “aprovados” no Senado, terão de responder a processos disciplinares antes de ganhar em definitivo o olho da rua.

Considerando-se a geografia da nova encrenca, situada na vizinhança do gabinete presidencial, o escândalo é surpreendente. Mas toda corrupção, quando se torna corriqueira, com o tempo faz apenas uma mudança de corruptos.
O escândalo surpreendente é apenas mais um escândalo, antes que um novo escândalo revele-se maior e mais surpreendente. Convém manter o rodo ao alcance da mão.

24 de novembro de 2012
Josias de Souza - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário