"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 24 de novembro de 2012

O HOMEM QUE FOI REMOVIDO DA CAPA DE SGT. PEPPER'S

 

LIVERPOOL – O que a ganância míope não faz? Do que a dificuldade em ver o futuro não é capaz? Penso nisso na ala de refeições do Hard Day’s, o bom hotel temático beatle de Liverpool. O som ambiente é dos Beatles. Estou vendo na parede o retrato das pessoas cuja imagem apareceram na pequena multidão reunida na capa de Sgt Pepper’s. Ali estão de Marilyn Monroe a Tony Curtis, de Oscar Wilde a Karl Marx, de Gandhi a Jesus, de Iogananda a Aldous Huxley.

 
Falta um na foto
Também está Stu, o primeiro baixista dos Beatles, morto aos 20 e poucos de aneurisma em Hamburgo, onde ficara depois de uma série de apresentações por causa de Astrid, a fotógrafa que fez provavelmente as maiores fotos dos Beatles.
E o Gordo e o Magro. E uma Varga Girl. E um craque do Liverpool que uma vez, indeciso diante de uma oferta de um time de Londres, celebremente fez a escolha jogando uma moeda para o alto. Cara ou coroa.
Mas ali não está um ator que tinha sido escolhido pelos Beatles para figurar no grupo ilustre. Seu agente pediu 400 libras pela cessão da imagem. Leo Gorcey, ator americano, foi quem saiu da capa por causa da exigência de dinheiro feita pelo agente, Cristina. Ele morreria logo depois, em 1969.


Leo Gorcey foi removido da colagem de fotos

O que a ganância míope não faz? Penso mais uma vez nisso. E então tomo um outro copo de suco de laranja, ouvindo John cantar “Hey Bulldog”, com Paul fazendo uns latidos engraçados no coro de apoio. Essa o Shakers não tocou ontem no Cavern, não que eu tivesse ouvido, pelo menos.
É bom estar em Liverpool.

24 de novembro de 2012
Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário