"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PAÍS RICO É...

 

mao0

O País rico é país sem pobreza de dona Dilma, mãe do PAC, é um daqueles truísmos dignos do Livrinho Vermelho de Mao Tsetung.

As novas gerações ao menos só desligam os miolos diante de coisas que não entendem bem, como por exemplo tudo o mais que se esconde por tras da conversa da “internet livre”.
O poder daquele livrinho era muito mais impressionante.

Mesmo depois de traduzido e decifrado, o simples ato de agitar aquele objeto no ar fazia com que a capacidade de discernimento dos mais badalados intelectuais do Ocidente desaparecesse, como num apagão, e eles passassem, babando, a exigir a continuação de genocídios em nome da defesa dos direitos humanos.

E no entanto, o tal livrinho era recheado de truísmos quase infantis, como esse do agrado de dona Dilma, quando não de frases sem nenhum sentido.

Truísmo, recorde-se, é aquilo que o professor Houaiss define como “uma verdade evidente por sí mesma“, uma “coisa tão óbvia que não precisa ser mencionada“, uma “banalidade“, uma “obviedade“.

mao3

Marisa Moreira Salles (sim, a mulher do dono do Unibanco) sacou uma bem mais sutil e inteligente no EU &, o caderno-de-fim de semana do jornal Valor na sexta-feira passada:

País sem pobreza não é aquele em que o pobre anda de carro mas sim aquele em que o rico usa o transporte público (se não foram essas as palavras exatas era esse o significado).

Síntese perfeita!

Agora, antes que este, educado e com uma infraestrutura decente que a Marisa quer, possa substituir o da Dilma que maquia a pobreza e a ignorância reinantes subsidiando o consumo de bugigangas, um outro Brasil teria de se impor, nem que seja por obra do Divino, cujo lema fosse assim:

País rico é país onde corrupção dá cadeia“.

Pro da Marisa e o da Dilma juntos o dinheiro não chega.
Nunca!

mao1


15 de janeiro de 2013
vespeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário