"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 24 de fevereiro de 2013

RENAN CALHEIROS É IDIOTA. SE TIVESSE FICADO QUIETO NO SENADO, NÃO ESTARIA SUBMETIDO À TAMANHA DESMORALIZAÇÃO

 

A vaidade e a ambição são dois pecados sem limites. Para um homem público, então, representam um risco enorme. Tancredo Neves, por exemplo, fazia questão de não demonstrar que era rico, embora o fosse. E recomendava a outros políticos que também procederem assim, fossem discretos com a vida pessoal. Pena que poucos o tenham escutado.




Vejam o caso do senador Renan Calheiros. Este fim de semana, protestos em Brasília e grande número de cidades, organizados pela internet.

Em São Paulo, por exemplo, cerca de 300 pessoas participaram sábado de um protesto contra o parlamentar alagoano na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Gritando palavras de ordem contra a corrupção, os manifestantes fecharam três das quatro pistas da avenida.

Semana passada, houve manifestação também em Brasília, diante do Congresso. Na internet, especialmente nas chamadas redes sociais, Renan Calheiros é a bola da vez, ninguém é tão citado negativamente quanto ele.

PRIMEIRO DO RANKING

Na verdade, Renan Calheiros conseguiu a façanha de se tornar o mais desmoralizado político brasileiro da atualidade, superando inclusive o outrora imbatível Paulo Maluf e até os mensaleiros José Dirceu, João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e José Genoíno.

O mais interessante é que Renan Calheiros estava quieto no seu canto, ninguém falava mal dele, e continuava fazendo suas mutretas impunemente. Mas a vaidade a ambição são incontroláveis em pessoas desse tipo. Audaciosa e intempestivamente, ele resolveu voltar a ser presidente do Senado, com a cumplicidade do governo e no PT.

Seu passado então foi desenterrado. Ressuscitaram o caso de sua amante Monica Veloso na capa da Playboy, assim como a fraude das notas frias na venda de gado, o enriquecimento ilícito, toda a sua trajetória de irregularidades voltou à tona. E parece que ele nunca mais vai ter sossego, ficou marcado para sempre.

Valeu à pena todo esse sacrifício de Renan Calheiros só para ser novamente presidente do Senado, depois de ter renunciado ao cargo para não ser cassado? Perguntem a ele. Se arrependimento matasse…

24 de fevereiro de 2013
Carlos Newton
 
NOTA AO PÉ DO TEXTO
 
Uma pequena observação, que embora pequena, deve ser levada em conta. Por que Renan afrontou a nação, candidatando-se a Presidente do Senado?

Porque acredita na omissão da sociedade, na maioria silenciosa, na cidadania 'amnésica' que tem marcado o eleitor brasileiro, o povo brasileiro, a sociedade brasileira.
Porque acredita na impunidade, na lentidão do judiciário, no corporativismo dos seus pares, nas alianças comprometedoras que unem a grande maioria do parlamento.
 
Como Renana reagiu ante mais de 1,5 milhão de assinaturas pedindo o seu impeachment?
Com um discurso cínico, como se tudo o que 'rolava' não lhe dissesse respeito.
A certeza desse parlamento de que pode continuar a desprezar a nação, fazendo valer suas prerrogativas de "eleito pelo povo, e do povo ser o representante", empossando um 'ficha-suja', é a retórica da desfaçatez e do cinismo, para continuar a prática de uma política que nada tem a ver com as verdadeiras necessidades do pais.
 
Não nos enganemos com a pequena multidão que esbraveja e se reúne para berrar, para soltar o grito que está ferindo a moralidade da nação. São antenas que se antecipam, mas que despertam o mesmo sentimento em milhares de cidadãos em suas casas.
Cedo ou tarde, ouviremos o 'brado retumbante' do gigante adormecido. Seremos, então, milhões, na passarela, não do samba, mas da verdadeira faxina.
Por enquanto, rumores, mas quando menos se esperar, verdadeiros estardalhaços!
Renan Calheiros idiota? Não!!! Mais um espertalhão que acredita na apatia política do brasileiro...
Quem viver, verá.
m.americo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário