"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 12 de março de 2013

COREIA DO NORTE APONTA ILHA SUL-COREANA COMO PRIMEIRO ALVO

article image
Exercício militar na Coreia do Sul (Fonte: Reprodução/AFP)
 

Pyongyang revelou nesta segunda qual será o seu primeiro alvo em caso de conflito

O governo norte-coreano continua elevando o tom das ameaças de um ataque nuclear contra a vizinha Coreia do Sul e já determinou até mesmo qual será o seu primeiro "alvo" em caso de conflito: a ilha de Baengnyeong.

A ilha sul-coreana fica na fronteira marítima entre as duas Coreias e tem cerca de 5 mil habitantes, além de várias unidades do Exército de Seul.

A decisão de Kim Jong-un foi divulgada pela imprensa oficial do país nesta segunda-feira, 11, durante uma visita do líder norte-coreano a casernas militares situadas perto da fronteira.

A medida aconteceu no mesmo dia do início dos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, que são condenados por Pyongyang.

Alerta total
Nos últimos dias, a Coreia do Norte declarou nulo o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia, em 1953, e também alertou os EUA para o risco de um "ataque nuclear preventivo" em função das suas atividades militares na região.

A Coreia do Sul informou que a ilha identificada pelo líder norte-coreano está em estado de alerta total, com abrigos militares abertos e acessíveis a todos os moradores.

Fontes:Público - Kim Jong-un identificou o primeiro alvo de um possível ataque contra a Coreia do Sul

12 de março de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário