"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 24 de março de 2013

CRESCE O NÚMERO DE SEQUESTROS NO MUNDO


Sugestão do Leitor

Caro leitor, neste espaço, você pode participar da produção de conteúdo em conjunto com a equipe do Opinião e Notícia. Sugira temas para pautas preenchendo os campos abaixo. Participe!


article image


Estima que, em 2010, 6.050 pessoas foram sequestradas (Reprodução/Internet)
 Partidos em guerra na Síria, carteis de drogas no México, gangs de criminosos nas Filipinas e as FARC mantêm reféns, por razões que misturam negócios e ideologia
 
Em 19 de fevereiro, homens armados que alegavam fazer parte do Boko Haram, um grupo islâmico nigeriano, sequestrou uma família francesa nos Camarões. Em 8 de março, foi noticiado que sete trabalhadores do setor de construção civil foram assassinados por seus captores, também muçulmanos, no norte da Nigéria. E três tripulantes de um navio de carga sequestrado por piratas na costa da Nigéria em um ataque no dia 7 de fevereiro (até então mantido em segredo) foram libertados.

O Sahel se tornou um centro desse tipo de sequestro, mas os sequestradores também têm sido prolíficos no resto do mundo: partidos em guerra na Síria, carteis de drogas no México, gangs de criminosos nas Filipinas e as FARC da Colômbia mantêm reféns, por razões que misturam negócios e ideologia.

O Centro de Contra-Terrorismo Nacional dos EUA estima que, em 2010, 6.050 pessoas foram sequestradas por terroristas. Há muito mais sequestros efetuados por ouros tipos de criminosos; o volume total é desconhecido, uma vez que milhares não são divulgados. Um quarto deles acontecem na América Latina, mas a Ásia tem ficado cada vez mais perigosa desde 2004, e os números estão subindo rapidamente no Oriente Médio e na África.

24 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário