"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 16 de março de 2013

INFLUÊNCIA DE LULA PODE SER MENOR NA ELEIÇÃO DE 2014

 

Em 2014, na opinião de cientistas políticos, o poder de influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na definição dos resultados nas urnas poderá ser menor, se comparado aos pleitos passados.



Para o professor de Ciências Políticas Malco Camargos, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o ex-presidente tem mais poder de definição quando está na situação de “passar o bastão” para um apadrinhado.

“Quando é o caso de um candidato que já está no poder ou de um sucessor desse nome da base, ele tem grande poder de decisão. Na condição de oposição, a situação fica mais difícil”, analisa o cientista político.

Em 2010, o petista mostrou na prática sua influência. Além de ter passado o comando do país para sua candidata, Dilma Rousseff, elegeu, somente do PT, cinco governadores – sendo duas reeleições – utilizando apenas sua imagem nas campanhas.

Em 2014, porém, fará quatro anos que Lula está sem cargo político, apesar de ter feito diversas aparições nesse período e de ter participado ativamente das negociações de seu partido. O petista, porém, acabou vinculando seu nome a um dos maiores casos de corrupção do país, o mensalão.

16 de março de 2013
Isabella Lacerda (O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário