"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 10 de maio de 2013

DIÁRIO DA DILMA

Para quem tem que pagar na Páscoa, a Quaresma é curta




1º DE ABRIL_Guido me ligou para dizer que os analistas refizeram as contas: o Brasil vai crescer 5% e a inflação ficará abaixo da meta. Já pensava na gargalhada cáustica que daria nas fuças do Merval e da Miriam, quando o italiano me soltou a graçola naquela prosódia de quem tomou um Lexotan a mais: “Primeiro de abril!” Desde que a Economist lhe garantiu estabilidade de emprego, Guido chutou o pau da barraca. Já não respeitava as leis econômicas, agora não respeita mais a hierarquia.
Por sugestão do Mercadante, iniciei um sistema de rodízio no Ministério dos Transportes. A cada três meses, um parlamentar do PR assume o cargo. Primeiro, o César Borges, que tem RG com final 02.

2 DE ABRIL_Vim para o Ceará acabar de vez com a seca. Eis que descubro que a Sudene ainda existe. Sudene! Pelo andar da carruagem, nem com transposição do oceano Atlântico isso se resolve.
Gente, o Murilo Benício já namorou a Carolina Ferraz. Não lembrava.

3 DE ABRIL_Sorte do Maduro, que vê o Chávez como um passarinho. Queria ver se ele tivesse um papagaio como o Lula no ombro…
Guido agora quer cobrar hora extra quando ligo para ele sexta à noite pedindo que refaça todas as planilhas. Ficou animadinho com a PEC das domésticas. Na-na-ni-na-não. Tudo tem limite.

4 DE ABRIL_Que bafão da Daniela Mercury! A Eleonora Menicucci com aquelas manias dela queria que eu assinasse uma moção de apoio ao casamento gay e mandasse mensagem parabenizando a Daniela. Tive que dar um basta no grito. O Papa argentino está vindo e ele não gosta da Cris K. Não é hora de dividir forças.
Recebi o pessoal da UNE. Hoje em dia ficou fácil cooptar a rebeldia. Basta receber a estudantada e deixar que eles postem fotos do encontro no Face.

5 DE ABRIL_Inaugurei a Fonte Nova. Ia fazer embaixadinhas e parar a bola no topete, mas achei melhor dar só o pontapé inicial. Tive o cuidado de descalçar meu Louboutin para não dar brecha para a imprensa burguesa dizer que estou de salto alto. João Santana me felicitou, e ainda comentou que passei um sinal claro de que sou a favor do futebol moleque, seja lá o que for isso.

6 DE ABRIL_“Cansei de ver o PSDB dividido”, disse o FHC. Ora bolas. Não foi ele que inventou o Serra? É como Otelo despachar com Iago e depois reclamar que o matrimônio vai mal.
Aniversário da Marisa Letícia. Parecia uma reunião ministerial, só que as pessoas estavam alegres. Em tempo de figos há amigos. Agora eu pergunto: quem faz festa em churrascaria? Não posso mais comer carne à noite. Fiquei conversando com a chuleta até o dia seguinte. Não houve Estomazil que desse conta.

7 DE ABRIL_Ressaquinha, de leve. Exagerei um pouco no bloody mary quando vi que tinham convidado o Guido. Ô carma! Juro que às tantas ele pegou um tomate e saiu atrás do moço do bufê perguntando quanto tinha custado.

8 DE ABRIL_Margaret Thatcher foi uma espécie de Dilma às avessas. Nossa única semelhança era o uso criativo do laquê. Meryl Streep, por exemplo, não me faria bem no cinema. Gina Lollobrigida, sim, nos velhos tempos. Hoje, talvez a Judi Dench, mas faltam as formas. Se misturasse com o corpo daquela mocinha casada com o Michael Douglas, ficaria perfeita.

10 DE ABRIL_Hum, vi na coluna da Joyce as fotos do baile da Amfar. Nem sei bem o que faz essa Amfar, mas só tinha gente chique e famosa. Sou louca para conhecer a Sharon Stone e a Kate Moss, que estavam lá. Para essas coisas ninguém manda convite, mas para dar chute inaugural em estádio de futebol eu tenho que ir.

11 DE ABRIL_Partiu Porto Alegre! Arrumei umas coisinhas para inaugurar só para poder visitar Gabrielzinho. É hoje que eu mordo aquelas dobrinhas.

12 DE ABRIL_Quem é esse Gerald Thomas?

13 DE ABRIL_Ai, meu Deus, essa PEC das empregadas está tirando meu sossego. Minha tia não para de falar nisso. Já expliquei que aqui é tudo 0800, a gente não tem que abrir a bolsa para nada! As empregadas podem fazer he que a Viúva paga. Não adianta! Outro dia me atrasei para o jantar e tive eu mesma que fazer um pratinho e pôr no micro-ondas. Minha tia disse que já tinham vencido as oito horas e mandou a Edilene para casa.

14 DE ABRIL_A Gracinha endoidou de vez! Depois que saiu na avenida deu para dar declarações a torto e a direito! Ela dizer que acha rua engarrafada uma coisa linda porque vende gasolina é coisa de dono de posto! Quase tive uma sapituca quando li aquilo.

15 DE ABRIL_Rede Sustentabilidade. Ainda bem que a intimidade da Marina com bons marqueteiros é igual à minha com um seringal. João Santana é meu pastor e nada me faltará.

Esse pessoal da imprensa é chato demais. Prometi acabar com a pobreza extrema, não com a inflação.
16 DE ABRIL_Eduardo Campos vai para a tevê dizer: “É possível fazer mais.” Duvideodó. Então faça, ué! Já dizia Benjamin Franklin: Para quem tem que pagar na Páscoa, a Quaresma é curta.
Vetei a inflação.

17 DE ABRIL_É a segunda eleição que a Ideli perde em menos de um ano. Primeiro, foi o Mitt Romney; agora, o Capriles, por quem ela também é doidinha.

18 DE ABRIL_Depois dessas cartas com veneno para o Barack, fiquei com as barbas de molho. Mandei os Correios suspenderem as entregas lá em casa. A Caixa me manda agora um e-mail todo mês com o extrato do meu Fundo de Garantia, uma gentileza que pedi ao presidente. Acompanho de perto o saldo… A gente nunca sabe o dia de amanhã…

19 DE ABRIL_Hoje é aniversário do Roberto Carlos. Passei o dia trancada ouvindo O Côncavo e o Convexo.

20 DE ABRIL_Engordei 3 quilos. E a Veja ainda me pôs na capa pisando no tomate com aquelas canelonas grossas. Odeio minha panturrilha! Já pesquisei tudo o que há, mas não tem o que fazer. Vou incluir mais calça comprida no meu guarda-roupa, de preferência cigarrete, que afina bem.

21 DE ABRIL_Hum. A direita se elegeu no Paraguai. Os tempos estariam mudando? Vou ligar pra Kátia Abreu e pedir uma receita de empadão goiano. Se der abertura, ainda pergunto que produto ela usa para estar assim tão bem. O André Esteves me explicou que isso se chama “fazer um hedge”.

22 DE ABRIL_Pedi ao Gilbertinho que fizesse uma lista com nome e foto de todos os ministros. Deixei na minha mesa de cabeceira e dou uma olhada toda noite antes de dormir. Me disseram que é a melhor forma de memorizar. Não conheço bem uns quinze, tenho que ficar esperta. A reeleição está aí e não quero esse Eduardo Campos ciscando na minha horta.

24 DE ABRIL_É fato que os búlgaros não são conhecidos pelo seu ritmo. Por que então o cerimonial não me protege do Carlinhos Brown, aquela ameaça em forma de baiano? Quase dei com a tal caxirola na cabeça do Gilbertinho.

25 DE ABRIL_Como eu não descobri o Mercadante antes? Que moço bom, fino, educado, preparado. Ele me enche de atenção, puxa a cadeira para eu sentar, me serve cafezinho, pergunta se quero água, e só me dá notícia boa. Lobão ainda tem aquele je ne sais quoi que faz a diferença, mas Mercadante tem se mostrado um príncipe. Vou promovê-lo assim que aparecer uma vaga melhor de ministro.

10 de maio de 2013
Revista Piaui

Nenhum comentário:

Postar um comentário