"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 5 de maio de 2013

POBRE NORDESTE

 

 
???????????????????????????????Nas vitórias das eleições presidenciais do Partido dos Trabalhadores, foi de uma importância decisiva.
 
Antes de 2006 a distribuição de votos para presidente repetia no Nordeste a divisão nacional, com variações sempre abaixo de 6 pontos percentuais.
 
A partir desse ano o Nordeste passou a pesar de forma definitiva nas vitória do Partido dos Trabalhadores, como se pode constatar nas eleições presidenciais: no segundo turno a diferença entre Lula e Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 20 milhões de votos, mas sem o nordeste está passaria a ser de 6 milhões.
O fato continuou na mesma toado em 2010, quando Dilma Rousseff dos 12 milhões de votos a mais que José Serra, 10,7 milhões vieram do Nordeste.

Um exemplo que nos dá o espelho do que acontece no interior da região, pode ser constatado no município de Calumbi (PE), apesar de ter somente 6 mil habitantes, representa o que acontece em muitos outros município da região.
 
O PT domina 90% do eleitorado e a economia da região vem da agricultura, com lavouras temporárias de feijão, mandioca e milho e lavoura permanente de algodão herbáceo e banana. Todavia a grande entrada de dinheiro vem do Bolsa Família, que se transformou num moeda para comprar votos.
 
Assolado pela maior seca dos últimos 50 anos, o Nordeste está devastado. Mais de 1.000 municípios já declararam estado de calamidade pública, e 20 milhões de pessoas sofrem com a escassez de chuvas.
 
Situação que interessa ao PT pois é o estrume que servirá para adubar-lhe as urnas.
Hoje provoca frouxos de risos indignados o dístico do Partido quando chegou ao governo: “Vamos mudar tudo isso que está aí”.
Certo que mudaram, mas para muito pior.
 
05 de maio de 2013
Giulio Sanmartini
(1) Texto de apoio: Leopoldo Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário