FOTOS INÉDITAS: Winston Churchill, o mito, um dos colossos do século XX, em raras imagens da intimidade

Em imagem nunca antes publicada, Winston Churchill relaxa ao lado do fiel cão, Rufus, em sua casa em Chartwell, sudeste da Inglaterra, em 1950. (Foto: Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)
Um dos grandes estadistas do século XX — para muitos, o maior –, o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill (1874-1965) deixou sua marca na história da política internacional por, entre outros feitos, seu papel essencial na vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.
Sob sua liderança e seu carisma, o Reino Unido aguentou praticamente sozinho o tranco da poderosíssima máquina bélica da Alemanha nazista desde a queda da França, em junho de 1940, até a entrada dos Estados Unidos e da União Soviética na guerra, em dezembro de 1941.
Soldado, diplomata, político, estadista, historiador e um dos maiores escritores em língua inglesa, Sir Winston ficou mundialmente conhecido pelo semblante de buldogue, os inseparáveis e gigantescos charutos e uma capacidade inesgotável de elaborar geniais frases de efeito.
Mas Churchill foi poucas vezes fotografado fora do âmbito político. E é justamente esta faceta mais humana do mito que a revista americana Life pretende mostrar com uma seleção de imagens recém-publicadas em seu site.
As imagens, em sua maioria, saíram em diferentes edições da publicação impressa ao longo dos anos. Algumas, porém, haviam permanecido nos arquivos.
Como diz o texto de apresentação do ensaio, não é porque os retratos flagram Churchill na intimidade que são “menos impressionantes ou menos formidáveis do que o homem que desafiou obstinadamente Hitler durante os dias mais negros da Inglaterra”.

Em outra imagem inédita, Churchill alimenta cisnes negros; Chartwell, 1950 (Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)

Em seu escritório na mesma casa, ostentando o famoso ar de buldogue e um dos gigantescos charutos, 1949 (Foto: William Sumits—Time & Life Pictures/Getty Images)

Dedicando-se a uma de suas paixões fora da política, a pintura (Foto: Hans Wild—Time & Life Pictures/Getty Images)

Chapéu e charuto em riste, Churchill pinta mais um quadro (Foto: Frank Scherschel—Time & Life Pictures/Getty Images)

Trabalhando em suas memórias da II Guerra, três anos após deixar a primeira de suas duas passagens pelo poder, 1948 (Foto: Nat Farbman—Time & Life Pictures/Getty Images)

Em outro registro inédito, ele mostra seus dotes artísticos em cidadezinha próxima a Aix-en-Provence, na França (Foto: Frank Scherschel—Time & Life Pictures/Getty Images)

Novamente em Chartwell, 1950, com a potranca Darling (Foto: Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)


Nenhum comentário:
Postar um comentário