"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 5 de maio de 2013

CHURCHILL, O MITO, MAIOR ESTADISTA DO SÉCULO XX, EM RARAS IMAGENS DA INTIMIDADE

FOTOS INÉDITAS: Winston Churchill, o mito, um dos colossos do século XX, em raras imagens da intimidade



Winston-Churchill-Life
Em imagem nunca antes publicada, Winston Churchill relaxa ao lado do fiel cão, Rufus, em sua casa em Chartwell, sudeste da Inglaterra, em 1950. (Foto: Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)

Um dos grandes estadistas do século XX — para muitos, o maior –, o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill (1874-1965) deixou sua marca na história da política internacional por, entre outros feitos, seu papel essencial na vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.

Sob sua liderança e seu carisma, o Reino Unido aguentou praticamente sozinho o tranco da poderosíssima máquina bélica da Alemanha nazista desde a queda da França, em junho de 1940, até a entrada dos Estados Unidos e da União Soviética na guerra, em dezembro de 1941.

Soldado, diplomata, político, estadista, historiador e um dos maiores escritores em língua inglesa, Sir Winston ficou mundialmente conhecido pelo semblante de buldogue, os inseparáveis e gigantescos charutos e uma capacidade inesgotável de elaborar geniais frases de efeito.

Mas Churchill foi poucas vezes fotografado fora do âmbito político. E é justamente esta faceta mais humana do mito que a revista americana Life pretende mostrar com uma seleção de imagens recém-publicadas em seu site.


As imagens, em sua maioria, saíram em diferentes edições da publicação impressa ao longo dos anos. Algumas, porém, haviam permanecido nos arquivos.

Como diz o texto de apresentação do ensaio, não é porque os retratos flagram Churchill na intimidade que são “menos impressionantes ou menos formidáveis do que o homem que desafiou obstinadamente Hitler durante os dias mais negros da Inglaterra”.

Winston-churchill-Life
Em outra imagem inédita, Churchill alimenta cisnes negros; Chartwell, 1950 (Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)

churchill-Life
Em seu escritório na mesma casa, ostentando o famoso ar de buldogue e um dos gigantescos charutos, 1949 (Foto: William Sumits—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Dedicando-se a uma de suas paixões fora da política, a pintura (Foto: Hans Wild—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Chapéu e charuto em riste, Churchill pinta mais um quadro (Foto: Frank Scherschel—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Trabalhando em suas memórias da II Guerra, três anos após deixar a primeira de suas duas passagens pelo poder, 1948 (Foto: Nat Farbman—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Em outro registro inédito, ele mostra seus dotes artísticos em cidadezinha próxima a Aix-en-Provence, na França (Foto: Frank Scherschel—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
churchill-Life
Novamente em Chartwell, 1950, com a potranca Darling (Foto: Mark Kauffman—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Fumando tranquilo sob o sol do campo inglês, 1947 (Foto: Hans Wild - Time & Life Pictures/Getty Images)
 
Churchill-Life
Com o cão Rufus novamente, em outra foto não publicada na edição impressa da "Life" (Foto: Hans Wild—Time & Life Pictures/Getty Images)
 
05 de maio de 2013
com  Blog do Ricardo Setti - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário