"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 5 de maio de 2013

FRASE DO DIA


"Eu não quero ter nenhum preconceito contra ninguém, mas eu acho que o PT precisa voltar a acreditar em valores que a gente acreditava e que foram banalizados por conta da disputa eleitoral. E provar que é possível fazer política com seriedade."


05 de maio de 2013
Lula

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Não é lindo?  Acho lindo ver um ex-presidente arrependido, confessando, depois que ficou muito rico, milhas e milhas de Garanhuns, que precisa voltar a acreditar nos "valores" em que cria antes, quando enganava os metalúrgicos do ABC, vendendo-lhes uma república sindicalista em que todos seriam muito felizes e ricos, trocando de lugar com a 'burguesia'.
Hoje, declarando uma nova mentirinha, de que a corrupção deslavada que grassou e grassa nessa desditada 'res pública', muito mais para 'res privada' - vale a ambiguidade da palavra - foi apenas fruto da disputa eleitoral. Não sei se o Fernandinho Beiramar concordaria com tal afirmação.
Uma coisa certamente podemos concluir, por suas próprias palavras, que foram  dois mandatos em que não se praticou política com seriedade. Até aí é desculpável, considerando-se que o compromisso com a elite partidária do petismo, era enriquecer... E claro, com as demais elites: banqueiros, empresários e outras personas...
Imagino que hoje, lá no assento em que reside, o General Golbery, a sombra parda da ditadura, criador da macabra figura que anarquizou de vez com esse Brasil, esteja rindo à socapa de si mesmo, por não ter jamais imaginado que tal figura enganaria uma nação inteira. Como diz o velho ditado latino, "asinus asinum fricat" - 'um asno coça o outro'.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário