"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 4 de maio de 2013

TIRANOS CONFESSOS, LÍDERES MUNDIAIS FAZEM GESTOS OBSCENOS PARA A IMPRENSA

 

Dita branda – A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) decidiu mostrar o que pensam ditadores como Kim Jong-un e Mahmoud Ahmadinejad sobre a liberdade de imprensa.

Aproveitando o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta sexta-feira, 3 de maio, a RSF, em parceria com a agência BETC, de Paris, criou cartazes mostrando a verdadeira postura de líderes tiranos quando o assunto é o livre exercício do jornalismo.

As imagens mostram os políticos, considerados pela entidade como inimigos da liberdade de expressão (“Predadores da Informação”), fazendo gestos obscenos para a câmera. Kim Jong-un, por exemplo, mostra o dedo do meio, assim como Vladmir Putin. Já Ahmadinejad exibe uma “banana” para a lente da câmera.

Os cartazes foram colados em estações de metrô em Paris, de acordo com informações da fanpage oficial da entidade no Facebook.
Confira abaixo as imagens da campanha

Mahmoud Ahmadinejad – Presidente do Irã


Bashar al-Assad – Presidente da Síria


Kim Jong-un – Ditador da Coreia do Norte


Vladimir Putin – Presidente da Rússia


Xi Jinping – Presidente da China
 
04 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário