"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 27 de junho de 2013

CARA GLOBAL DE GUY FAWKES, A IMAGEM PONTUAL DOS MANIFESTANTES DO NOSSO TEMPO


Da próxima vez que você vir aquele rosto misterioso com bigodes e um sorriso sutilmente sarcástico, lembre-se que por trás dela existe uma história, ideias, conceitos, e, sobretudo, pensamentos sobre liberdade e justiça.
 
Foto: Sergio Perez/Reuters
Manifestantes, usando máscaras de Guy Fawkes, protestam contra projeto que daria ao governo o poder de fechar as páginas da web que contenham links para conteúdo protegido por direitos autorais, como filmes e música, em frente ao Ministério da Cultura, Madrid, Espanha, 13 fevereiro de 2011
  
Guy Fawkes (também conhecido como Guido) foi um soldado inglês católico que participou da “Conspiração da Pólvora” (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o parlamento britânico durante uma sessão, em 5 de novembro de 1605.

A intenção da conspiração liderada por Robert Catesby, era iniciar um levante católico contra a repressão do rei protestante Jaime I, matando-o junto com outros parlamentares protestantes.

Guy Fawkes, um perito em explosivos, estava encaregado de detonar os 36 barris de pólvora colocados no sub-solo do parlamento.

A conspiração vazou e Fawkes acabou sendo preso, antes do atentado. Foi enforcado condenado pelos crimes de traição e tentativa de assassinato.

A Novela “V de Vingança”, de Alan Moore, retrata um personagem que utiliza a famosa máscara de Guy Fawkes e, que acabou mundialmente famosa. E hoje é uma referência de revolução na cultura nerd/pop em todo o mundo.

Princialmente quando foi levado as telas, no filme omonio “V de Vingança” (V for Vendetta), de 2006. A história conduz uma mensagem anarquista, busca de igualdade e de justiça numa sociedade que precisa ser reestruturada para que isso aconteça. O personagem é um carismático defensor da liberdade que busca uma revolução.

A agência Reuters, exibiu na sua página, imagens de mascarados Guy Fawkes, participando de movimentos, manifestações e passeatas em todo o mundo.
 
Foto: Damir Sagolj/Reuters
Manifestante usando a máscara de Guy Fawkes fala num megafone em meio a um protesto diante da sede da polícia, na zona comercial de Bancoc, capital da Tailândia, 16 de junho de 2013.

Foto: Jorge Silva /Reuters
Policial dispara spray de pimenta em um manifestante usando uma máscara de Guy Fawkes, na parte de trás da cabeça, durante confronto em manifestação em Salvador, Bahia, Brasil, 20 de junho de 2013.


Foto: Allison Joyce/Reuters
Integrante do movimento americano “Ocupe Wall Street”, usando uma máscara de Guy Fawkes, descansa em uma calçada durante pausa de uma manifestação em Nova York, EUA, 01 de maio de 2012.

Foto: Paul Hackett/Reuters
Adam Murray, na concentrção para um protesto, em frente a Catedral de St Paul, no centro de Londres, Inglaterra, 09 novembro de 2011.


Foto: Lisi Niesner/Reuters
Manifestantes usando máscara de Guy Fawkes, comemoram o sucesso da manifestação contra o ACTA (Acordo Comercial Anti-Falsificação), em Viena, Aústria, 25 de fevereiro de 2012

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Um manifestante, usando máscara de Guy Fawkes, é fotografado durante um protesto em Frankfurt, Alemanha, 8 de junho de 2013.

Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Um homem, usando uma máscara de Guy Fawkes, diante do cordão de isolamento, que protege o Ministério da Defesa, num protesto ocorrido, no distrito de Abbassiya do Cairo, Egito, 30 abr 2012.

Foto: Murad Sezer/Reuters Manifestantes contrário ao governo, usando máscaras de Guy Fawkes, posam para foto, em cima de um ônibus público danificado na praça Taksim, em Istanbul, Turquia, 1 junho de 2013.

Foto: Jason Cohn/Reuters
Três manifestantes usando máscaras, em frente ao Tribunal do condado de Jefferson, em Steubenville, Ohio, EUA, 13 de março de 2013.

Foto: Francois Lenoir/Reuters
Motorista de táxi, usando uma máscara de Guy Fawkes, durante um protesto por melhores condições de trabalho, no centro de Bruxelas, Bélgica, 19 de junho de 2013.

Foto: Sergei Karpukhin/Reuters
Pessoas usando máscaras de Guy Fawkes participam de um protesto próximo da praça Bolotnaya, protestando contra fraudes nas eleições parlamentares, em Moscou, Rússia, 10 de dezembro de 2011.

Foto: Stefan Wermuth/Reuters
Integrante do momvimento “Ocupe Londres” diante do edifício da Suprema Corte, Londres, Inglaterra, 18 de janeiro de 2012.


Foto: Hugo Correia/Reuters
Os manifestantes do movimento 15 de outubro, usando máscaras de Guy Fawkes, consultam um laptop, diante da polícia, durante uma manifestação em Lisboa, Portugal, 21 de janeiro de 2012.

Foto: Adrees Latif/Reuters
Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, nos arredores de Charlotte, durante a Convenção Nacional Democrata, na Carolina do Norte, USA, em 05 de setembro de 2012.


Foto: Lucas Landau/Reuters
Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes , tira fotos em seu celular durante um protesto no centro do Rio de Janeiro 24 de junho de 2013.

Foto: Adrees Latif/Reuters
Um manifestante segura uma máscara de Guy Fawkes diante de um grupo de policiais que bloqueia uma marcha de protesto perto do local da Convenção Nacional Democrata em Charlotte, Carolina do Norte, EUA, em 4 de setembro de 2012.


Foto: Kim Branco/Reuters
Máscara de um manifestante do movimento “anti-corporativo’ é iluminado pela luz de seu celular, em Oakland, Califórnia, EUA, 11 de novembro de 2011.

Foto: Robert Galbraith/Reuters
Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, diante de caixas eletrônicos, durante manifestação em Wells Fargo, no Distrito Financeiro, em San Francisco, Califórnia, EUA, 24 abr 2012.

Foto: Stoyan Nenov/Reuters
Um manifestante usa o seu telefone celular durante uma manifestação na Praça Taksim, em Istambul, Turquia, 08 junho de 2013.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, senta ao lado de um cartaz pichado, diante de um cartaz com fotos da presidente, Dilma Rousseff, durante um protesto contra a Copa da Confederação e do governo Federal, diante do Congresso Nacional, em Brasília, 17 de junho de 2013.
 
27 de junho de 2013
in toinho passira


Nenhum comentário:

Postar um comentário