"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 27 de junho de 2013

PERIGO: NOVO MINISTRO DO STF QUER OUVIR AS RUAS E VIRAR A PÁGINA DO MENSALÃO


Após tomar posse ontem no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, 55, voltou a dizer que o "país tem inúmeras questões mais importantes que o mensalão". "Precisamos virar essa página. Temos uma agenda social, uma agenda política. Precisamos olhar para a frente e avançar", afirmou.O ministro disse que se sentia feliz ao tomar posse num momento de manifestações, "desde que pacíficas".Barroso, que fez parte de movimentos estudantis, disse que "as instituições têm que estar atentas aos protestos e ser capazes de dar respostas à população". 

"As instituições têm o dever de levar em conta a voz das ruas e procurar atender às demandas sociais."Apesar disso, o ministro admitiu ter sido orientado a deixar o salão do tribunal antes das 16h, para quando estava programada nova manifestação na Esplanada. "Tenho que sair, a pedido da segurança, para que não haja problema para ninguém", afirmou o ministro, ao interromper breve entrevista na escadaria ao fundo do STF."A pedido da segurança, vou ter que sair. Não posso ficar", disse Barroso. 

Na cerimônia de posse, os convidados foram informados que a fila de cumprimentos se restringiria a autoridades e familiares. Barroso ocupará a vaga deixada por Carlos Ayres Britto em novembro do ano passado, aposentado após ter completado 70 anos. A cerimônia foi protocolar, sem discursos. Nem a presidente Dilma Rousseff nem seu vice, Michel Temer, compareceram à solenidade.
 
(Folha de São Paulo)
 
27 de junho de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário