"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 27 de junho de 2013

FACEBOOK NEGA BLOQUEIO DE PÁGINAS SOBRE MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Outro lado – Nos últimos dias, diversas páginas relacionadas aos protestos que ocorrem Brasil afora reclamaram que foram censuradas na maior rede social do mundo.

Outros usuários alegaram que se abrir o chat do perfil e escrever a frase “meu amigo general, disse que a Força Nacional esta mega bem equipada para qualquer emergência” (sem aspas), entretanto, segundo o Facebook, quando um conteúdo é denunciado, ele só é removido se violar os “Termos de Uso”.

A rede social utilizou sua página oficial no Brasil para esclarecer “algumas informações equivocadas”. De acordo com a equipe de Mark Zuckerberg, em “quase” todos os casos é feita uma revisão manual das denúncias e não há sistemas automatizados que removam discursos políticos.

“Utilizamos sistemas automatizados apenas para um número muito limitado de casos, como, por exemplo, spam”, alega a rede.

Se for levado em conta o que está nos termos de uso do Facebook, apenas “discurso de ódio”, “nudez e pornografia”, “violência e ameaças”, entre outros (veja aqui) podem ser removidos pela rede sem prévio aviso.

Vale lembrar que o Facebook possui 73 milhões de usuários no Brasil. Num caso hipotético, se um milhão destes fizesse 5 denúncias por dia, por exemplo, o Facebook precisaria analisar 5 milhões de reclamações. Tudo de maneira manual, conforme diz a própria empresa.

27 de junho de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário