"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 13 de julho de 2013

COM A PALAVRA A SOCIEDADE


 
São muitas as diferenças entre as manifestações atuais e as que ocorreram durante o último mês.
 
As de junho constituíram uma erupção natural da sociedade, deflagradas por um aumento de tarifas e rapidamente amplificadas, ao abranger questões que há muito vêm sufocando o povo, simbolizadas pela crescente sensação de falta de representatividade da classe política e pela  irrespirável atmosfera de corrupção que empesta o país, além do completo abandono do interesse comum, configurado pelos lamentáveis padrões de serviços essenciais à população, como o transporte público, contido numa caixa preta que envolve empresários poderosos e políticos lobistas, cativos;
 
A segurança pública, beirando uma espécie de estado de sítio imposto pelos bandidos; a educação básica, desassistida e maltrapilha, obrigando as famílias que podem a gastos escorchantes, impostos por uma indústria de ensino particular extremamente lucrativa e bem representada na Câmara e  nas Assembleias; a saúde pública, cujas emergências exibem cenas dignas de  antecâmaras de campos de extermínio.
 
É claro que tanta indignação represada, refletiu-se dramaticamente na maneira muitas vezes divergente das manifestações, com cenas de vandalismo e falta de foco objetivo, já que não havia lideranças explícitas e o grande motor foi a conclamação pelas redes sociais.
 
Apesar de ter gerado alguns resultados práticos, como o susto do governo e um ritmo meio artificial de atividade que há muito não se via igual no Congresso, o ardor começou a arrefecer e, ao ser substituído pelos movimentos de hoje, mais racionais, comandados por centrais sindicais, com lideranças impregnadas de aspirações políticas e de poder, habituadas à montagem de grandes atos reivindicatórios que, em última análise, servem quase que exclusivamente para a promoção de seus dirigentes.
 
Fica a dúvida: o que é preferível, movimentos viscerais que nascem da alma angustiada do povo, meio desordenados mas honestos, às vezes extravasando em exageros, ou  "dias de luta", coordenados por raposas sindicais inseridas num sistema político cuja higienização era uma das aspirações dos movimentos de junho?
 
Com a palavra, a sociedade.

13 de julho de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra Reformado
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário