"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

NYT AVISA EM MEMORANDO INTERNO: "NÓS NÃO SOMOS O WASHINGTON POST"

Memorando destinado aos funcionários visa tranquilizá-los sobre os rumores de suposta venda do tradicional jornal americano
NOVA YORK - Arthur Sulzberger e Michael Golden - membros da família Ochs-Sulzberger e no controle da New York Times Company - enviou um memorando aos funcionários para tranquilizá-los afirmando que não estão planejando copiar a família Graham (donos do jornal recém vendido “Washington Post”), publicou o Financial Times.
O menorando interno occore apenas dois dias depois de Don Graham e sua sobrinha Katharine Weymouth chocarem o staff do Washington Post e o mundo da comunicação em geral, anunciando que eles estavam vendendo o periódico para Jeff Bezos, dono da gigante da internet Amazon. Os primos Sulzberger admitiram ficaram "atordoados".
 
— É triste ver uma família de um grande jornal americano como os Graham afastar-se do Post, uma publicação que nós no “Times” temos muito carinho e um terreno comum — disseram eles em uma mensagem assinada em nome dos administradores e seus familiares em geral.
 
Mas expressaram a esperança "para o bem do jornalismo de qualidade e uma cidadania informada" que o fundador da Amazon mantenha a tradição de excelência dos Graham.
 
A especulação de que eles possam ser os próximos a vender levantaram as ações do “New York Times” na segunda-feira, e os herdeiros Ochs-Sulzberger encanraram a afirmação com veemência:
 
— A resposta para isso é não. O Times não está à venda, e os curadores do Ochs-Sulzberger e o resto da família estão unidos no nosso compromisso de trabalhar em conjunto com a diretoria da empresa, a alta administração e os funcionários para levar o “New York Times” para a frente em nosso futuro global e digital.
 
Seu modelo de assinatura digital significa que "a empresa é rentável e gera fluxo de caixa muito forte, o que acreditamos que nos torna perfeitamente capazes de financiar o nosso crescimento futuro", disseram.

08 de agosto de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário