"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DILMA E PT: DESAFIOS PELA FRENTE

 

Com o fortalecimento da oposição, a presidente Dilma Rousseff e o PT têm grandes e novos desafios pela frente. E a forma como lidarão com esses desafios será determinante para o futuro político tanto da presidente quanto do partido. Os da presidente apresentam cinco dimensões: política, legislativa, eleitoral, econômica e social.

A dimensão política é uma das mais delicadas e difíceis. Os partidos da base continuam bastante insatisfeitos com o governo. Os aliados reclamam do modo como são tratados pelo Planalto, seja pela falta de diálogo, seja pelo espaço insuficiente no governo, seja pela falta de participação em decisões de política públicas.

A má gestão da coordenação política tem forte influência no desafio legislativo que a presidente enfrenta. Projetos de interesse do governo não são aprovados, e medidas provisórias enviadas pelo Executivo perdem validade sem que sejam votadas.

Segundo levantamento do jornal Valor, 18 medidas provisórias perderam validade na gestão Dilma. No mesmo período do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a perda de validade por falta de apreciação legislativa ocorreu apenas cinco vezes.

De acordo com levantamento da Arko Advice divulgado na semana passada, no primeiro semestre de 2011 (39 votações analisadas), o apoio aos projetos de interesse do governo foi de 54,10%. O índice caiu para 50,07% em 2012 (31 votações) e, agora (53 votações), atingiu seu patamar mais baixo: 43,85%.

O movimento de queda coincide com o comportamento da bancada do PMDB na Casa: 64,14%; 54,92%; 44,59%. Ou seja, de 2011 para 2013, o apoio do principal partido da aliança caiu quase 20 pontos percentuais.

Na dimensão eleitoral, Dilma tem dois desafios: recuperar popularidade e, apesar da queda nos índices de intenção de voto, manter a base unida, mesmo com as insatisfações.

A queda na popularidade da presidente foi expressiva, o que tem contribuído para que os aliados avaliem alternativas. De acordo com o Datafolha, a avaliação positiva do governo caiu 27 pontos percentuais entre o início e o final de junho (de 57% para 30%).

A recuperação da popularidade passa pelas questões econômica e social, os outros dois desafios que a presidente tem pela frente. Além de crescimento econômico e inflação controlada, a população quer – e isso ficou claro nas mobilizações que tomaram as ruas do país em junho e nas últimas semanas – melhoria em áreas como saúde e educação.

O PT, por sua vez, tem dois desafios pela frente, pelo menos. O primeiro será administrar o impacto negativo do encerramento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que será retomado no dia 14 de agosto. Em setembro, espera-se que o assunto esteja encerrado. Pessoas importantes do partido podem ser presas, como o ex-ministro José Dirceu. Simbolicamente, trata-se de um desgaste grande para a legenda.

Outra questão é o processo de eleição do novo presidente do partido, que pode acentuar ainda mais sua divisão interna. Preocupado com o tema, o ex-presidente Lula teria solicitado que alguns candidatos que concorrem ao comando da legenda contra Rui Falcão, atual presidente, desistissem de disputar.

08 de agosto de 2013
Murillo de Aragão é cientista político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário