"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EM BUSCA DO TORAH PERDIDO

Fui ler uma notícia sobre os haredi - judeus ultraortodoxos -, que sempre criaram caso em Israel em virtude do seu radicalismo religioso que os impede de ser cidadãos comuns - e continuam criando -, e resolvi que ia escrever alguma coisa sobre o tema. Como eu gosto de pesquisar sempre que vou escrever sobre o que não conheço muito bem, pesquisei demais e acabei me embarafustando em tantos assuntos que lá se foi a manhã inteira. Um deles foi a busca de traduções em português da Torah e do Talmud e descobri que elas simplesmente não existem - sem querer fazer gracinhas, e já fazendo, para vender, tem aos montes...
 
Apesar de saber que a Torah corresponde ao Pentateuco da nossa Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, mas como os judeus insistem que as versões desses livros foram adulteradas para uso em outras religiões (“E, como outras religiões adotaram o texto da Torá Escrita - Torá she-bichtav, mesmo a tendo traduzido de forma errada, adicionando ou removendo partes da mesma e a interpretando de forma proibida pelo judaísmo...”), saí procurando uma suposta “tradução oficial” e não achei.
 
O Talmud, então, nem pensar. O mais próximo que achei para download foi em inglês e chama-se “Talmud for dummies”. Baixei mas não sei se vale a pena ler alguma coisa. Só pelo introito dá para ver que quando os americanos se referem a “dummies”, querem dizer que é de idiota completo para baixo.
 
Diga-se de passagem, segundo os próprios judeus, o Talmud define e dá forma ao judaísmo, alicerçando todas as leis e rituais judaicos. Dizem eles que enquanto o Chumash (o Pentateuco, ou os cinco livros de Moisés) apenas cita os Mandamentos, o Talmud os explica, discute e esclarece. Além de tudo eles afirmam que os judeus que, individualmente ou em grupo, negaram a validade do Talmud, acabaram por se assimilar a outras culturas ou mesmo desaparecer.
 
Aliás, o judaísmo é diferente de todas as outras religiões quando se trata de divulgar e disseminar a sua fé. Os judeus não fazem a mínima questão de fazer propaganda do seu deus e nem saem dizendo aos quatro ventos que a sua crença é o “verdadeiro caminho”. Alguém já viu judeu discutindo religião? Pois é, fé não se discute: ou se tem ou não se tem - e isso me agrada.
Essa dificuldade em achar os seus livros sagrados é um exemplo disso: quem quiser facilidade(!) tem que aprender hebraico primeiro...
Como lá se foi uma manhã, deixo os haredi para depois.
 
08 de agosto de 2013
Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário