"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SOBRE A INTERNET



Estou na Internet desde o seu surgimento no Brasil. Peguei o finalzinho da era BBS, ainda não como usuário, mas como observador curioso. Assim que foi tecnologicamente possível, assinei Internet em casa, com modem de 14 kbps, conexão discada e provedor Mandic.
Nem o Google existia; e para conversar usava-se o ICQ. Mesmo assim eu percebi que ali estava um divisor de águas na História - quem me conhece, sabe.
No começo fiquei maravilhado com a possibilidade de conversar com pessoas distantes, de lugares desconhecidos, afinal o conteúdo ainda não era tão grande e a lenta e picotada conexão da época impedia downloads ou sites pesados. Apenas com o tempo os artigos, os livros e, mais tarde, os vídeos começaram a circular, e então a Internet mostrou todo seu potencial.
Naquele momento eu achei que o mundo caminharia para o sucesso necessariamente: a disseminação de cultura e informação na dimensão inimaginável que a Internet oferecia certamente iria conduzir a população a um nível de conhecimento também incomparável na História.
Ahhhh, como eu estava enganado...
Hoje, mais de 15 anos depois da chegada da Internet, o que vejo é muito mais sombrio. Vejo algo como um curto período de liberdade e acesso à informação que está chegando ao fim sem que a maioria tenha aproveitado seu enorme potencial. Explico, em três partes:
A) A maioria das pessoas subutiliza a Internet, aproveitando muito pouco aquilo que ela oferece. Seja por desconhecimento, seja por preguiça ou mau gosto, quase sempre os internautas usam a rede para futilidades e fofocas – para comprovar, basta uma rápida pesquisa nos sites mais visitados ou nos trend topics do Twitter.
B) A liberdade na Internet está chegando ao fim e quem não a utilizou como poderia, não poderá mais. Nos EUA, mais de 70.000 blogs foram retirados do ar desde a chegada do Sr. Hussein Obama à presidência; no Brasil, país que mais fez pedidos de censura ao Google, não existe esse dado, mas eu conheço alguns blogs que foram retirados do ar e ouvi sobre outros que foram intimidados com processos, ameaças e perseguições. Fora isso, o número de leis criadas para limitar a liberdade na Internet é enorme e contam com o apoio de um monte de ONGs, de todos partidos políticos e até de jornalistas!!!
A+B=C
C) Como não acredito que o plano dos globalistas deixaria a rede mundial de computadores de fora, tenho certeza que o crescimento da Internet foi planejado para ocupar o espaço da mídia convencional, que com o tempo será totalmente substituída por uma forma de mídia totalmente controlável, que além de administrar o conteúdo emitido, monitora o conteúdo recebido pelo rebanho.
Nunca devemos esquecer que a Internet nasceu como ARPAnet, uma rede de comunicação militar americana, que possibilita rastrear toda e qualquer informação e, mais ainda, permite modificar um conteúdo já publicado, assim como Winston reescrevia a História em 1984.
 
 
 
08 de agosto de 2013
ordem natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário