"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 22 de outubro de 2011

AFINAL QUE MANDA NO GOVERNO? A ATUAL PRESIDENTE, OU O EX-PRESIDENTE?

Está explicada a manutenção do ministro do Esporte, Orlando Silva, e está explicado também o recuo (por enquanto) da presidente Dilma Rousseff. Ontem, no auge da crise, quando o ministro estava sendo chamado ao Planalto para ser demitido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interveio e pediu a Orlando Silva e ao PCdoB para que resistissem às pressões e não entregassem o Ministério do Esporte.

No fim do dia, Lula, que continua se intrometendo nos mais importantes assuntos do governo desde a crise do afastamento de Palocci e sempre tentando preservar os ministros envolvidos em corrupção, telefonou para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e reafirmou que o momento era de resistência. Acuada, Dilma voltou atrás e manteve Orlando Silva.

Acontece que as acusações contra Orlando Silva e Agnelo Queiroz estão se avolumando, a imprensa vai manter a pressão e a presidente Dilma Rousseff não terá alternativa. Terá que definir, de uma vez por todas, quem está no poder – se é ela ou se é o ex-presidente Lula. Sei lá. Tenho a impressão de que Dilma vai acabar rompendo com Lula.

Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário