"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"NADA SE EQUIVALE À UNIVERSIDADE AMERICANA"


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira que o modelo americano de universidade é o melhor do mundo. "Nada se equivale à universidade americana", disse, em palestra organizada pela Fundação Estudar para divulgar Yale a estudantes brasileiros.

Para FHC, a principal vantagem das instituições dos EUA é estarem conectadas a empresas e governos. "Lá, as universidades levantam pontes com o mundo empresarial e com a administração pública, e reconhecem que as boas ideias também podem vir de fora. No Brasil, a universidade é um bunker com medo de ser comprada pela empresa ou cooptada pelo governo", afirmou. "Assim, não cumpre sua função social maior, que é a de formar lideranças."

Pouco antes de fazer a palestra, em entrevista ao Estadão.edu, FHC fez uma avaliação semelhante ao comentar a produção atual da USP. Disse que, ao menos na área de ciências humanas, vê um isolamento "muito grande". "Ficam discutindo livros sobre livros e não os processos reais que estão acontecendo", disse.
"No meu tempo a universidade era mais de elite, mas acompanhávamos mais a vida social, política e cultural. Houve uma volta para dentro. O que é natural, porque a política hoje é de massas, ficou mais complicada", considerou. "A qualidade técnica pode ter avançado, mas a capacidade de produzir interpretações, visões mais globais, acho que não." Confira a seguir os principais trechos da palestra para a Fundação Estudar.

"Aprender não é memorizar. É despertar a curiosidade e a capacidade de perguntar de maneira correta, o método. Quando me perguntam o que vale a pena ler, respondo: 'Qualquer um que seja grande'. E vejam como ele desenvolveu o raciocínio. Se sabe alemão, vá ler Kant, que é muito complicado. Senão, vá ler Descartes, é mais fácil. Ou então, vá ler os modernos, vá ler Popper.
Leia e veja o percurso que o autor faz. O aluno precisa perguntar de forma sistemática e ter método, ter disciplina."
"Outra coisa fundamental na vida é imaginação, produzir o que ninguém produziu porque juntou o que não estava junto antes. São fundamentais na formação: disciplina, capacidade de fazer perguntas, buscar métodos para respondê-las e ter imaginação."

"Não adianta chegar e dizer: 'Fiz isso'. A experiência de liderança não pode ser de imposição. No mundo de hoje, ela envolve compreender, entender, motivar e ir junto com as outras pessoas. E vai ser crescentemente assim."

"A produção de conhecimento é cooperativa. Daí a imensa vantagem da universidade americana. Não há nada que se equipare à instituição 'universidade' nos Estados Unidos. Porque ela não está isolada nem da empresa nem do governo. Ela levanta e suspende pontes com o mundo empresarial e o governo. Ela inova, cria, transmite essa criatividade e sabe que a criatividade também pode vir de fora. No Brasil, a universidade é um bunker com medo de ser comprada pela empresa ou cooptada pelo governo. E assim a universidade não cumpre sua função social maior, que é a de formar lideranças, formar modelos de conduta que são assimilados pela sociedade."

"No Brasil, a hierarquia [nas universidades] dificulta muita ver o que está acontecendo e inovar."

"O líder tem que discernir várias coisas ao mesmo tempo, tem que julgar. Ver o que está em jogo e é capaz de levar a reações em cadeia. Ninguém nasce com essa capacidade; é desenvolvida na escola. E quanto mais uma escola treinar isso, melhor." Do portal do Estadão

MEU COMENTÁRIO: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não está dizendo nenhuma novidade. Mas é importante que isto seja dito pelo ex-Presidente por ser ele um intelectual reconhecido e respeitado internacionalmente. Além disso tem autoridade e conhecimento no que se refere à educação já que dedicou sua vida ao magistério.

Faltou apenas que FHC acrescentasse ao seu discurso aquilo que é mais deletério, para não dizer criminoso, que é o fato das escolas e universidades brasileiras terem se transformado em centros de lavagem cerebral dos jovens pela idiotia esquerdista que faz da cátedra um palanque para o proselitismo político.
Nunca, em momento algum da história da Educação no Brasil, se formou tantos estúpidos e boçais com títulos de mestres e doutores. Especialmente na área das ciências ditas humanas que, a rigor, não são ciência.

Todavia, insistir nesse aspecto relevante fundado na distância abissal que separa o Brasil dos Estados Unidos no que tange à educação e à qualidade das universidades, já é o começo de um bom e necessário debate.
Mesmo assim sou completamente cético em relação a qualquer possibilidade de que o Brasil se torne uma Nação civilizada.
Por inúmeras vezes já revelei aqui no blog a minha intuição, segundo a qual a maior parte do planeta é habitada por uma variante do homo sapiens, que denomino homo botocudus. Essa espécie, por razões que ciência poderá explicar num futuro breve, é dotada de um cérebro prejudicado por uma ou mais variáveis que tiveram e continuam tendo impacto no processo a evolução que, é bom frisar, não tem solução de continuidade. O Brasil e toda a América Latina é povoada de forma majoritária pelo homo botocudus.

blog do aluizio amorim

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