"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COM AJUDA DA EDUCAÇÃO, VIAJOU NA MAIONESE!

No final do ano passado, ao receber de seu ministro da Educação ('aquele'!) o novo projeto de educação, L.I. aproveitou, como de hábito, para fazer um discurso auto-elogiável.

Ao dizer que a educação teve grande destaque durante o seu governo, lembrou que foram aprovadas duas emendas à Constituição, 489 leis e 52 decretos presidenciais “para chegar na educação que temos hoje”.
Que estrago, heim?

Logo em seguida, a educação foi deixada de lado até em seu discurso. L.I. pulou para cima da pobreza, seu tema favorito, e viajou na maionese.

Falou na combinação "do crescimento com estabilidade", em "ampliação de renda”, nos recordes sucessivos da criação de empregos formais. Virou, mexeu e foi para a “taxa de desemprego", a quantidade de empregos formais. Correu para os braços dos trabalhadores ao comentar sobre a Previdência Social e a política de assentamentos. Tornou a tomar para si a criação do Bolsa Família, programa criado por seu antecessor. Ah! E não podia deixar de falar sobre o Fome Zero.

Terrível, mesmo, foi repetir que a pobreza diminuiu em seu governo, por ser cada maior o número de dependentes de planos sociais. Pois não saíram, não. Quando a pobreza estiver menor será cada vez menor o número de pessoas necessitadas de ajuda para sobreviver.

Depois de tudo isso, ainda teve a capacidade de dizer que muitos pobres (dependentes do governo até para comer) ascenderam à classe média. Errado! A classe média é que está cada vez mais pobre.


ISSO É QUE VIAJAR NA MAIONESE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário