"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 19 de fevereiro de 2012

AS ELEIÇÕES SERÃO UM GRANDE CARNAVAL


E então caiu o último bastião da pura expressão popular brasileira de alegria de folia e emoção. A Gaviões da Fiel transformou a passarela num enorme e ensandecido palanque.


Nunca antes na história desse país o samba se requebrou tanto para parecer Carnaval. O desfile da Gaviões não teve jogo de cintura para esconder que o seu desfile foi apenas mais um culto à personalidade de um escorpião.

O carro Abre Alas já confessava tudo: águia, carcará e escorpiões pegavam carona num travessia de vida e morte Severina. O grande risco nesse enredo é que o escorpião acabe agradecendo ao feitio de como é da sua natureza. Uma ferroada.

Aí veio a Ala da Ditadura e nunca antes na história desse país se viu tanta euforia, tanta alegria em presos enjaulados. Os Lulas mascarados que se multiplicavam perigosamente na bateria da escola não apareceram atrás das grades.

E as bruxas, o que faziam as bruxas no sambódromo, a quem seria mesmo que elas estavam representando? E a Sabrina Sato, cercada de Lulas, a quem representava naqueles folguedos no Anhembi?!?

Teve ala de tudo quanto feitio para tudo que é gosto: Ala Prato Cheio, vazia de gingado por natureza; Ala Carteira Assinada, com cara de bloco Indenizados da Avenida; Ala Quem Casa, Quer Casa - pura fantasia de papel; Ala da Energia e Progresso, uma fraca representante do pré-carnaval-sem sal, ; Ala Carnaval, Futebol e Cerveja - que não tinha nem sequer uma boa ideia...

19/02/2012
aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário