"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROCESSOS QUE ENVOLVEM POLÍTICOS DEMORAM MAIS QUE O COMUM

Uma das causas da demora é que políticos dispõem de mais recursos previstos na legislação

A sensação que a população tem de que os processos que envolvem políticos demoram mais que os de cidadãos comuns, não é infundada. Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo confirmou que os processos que envolvem pessoas com o foro privilegiado de fato se estendem por mais tempo.

Na Polícia Federal a investigação também é mais demorada. Os investigadores, que normalmente levam um ano para acabar um inquérito, gastam o dobro do tempo quando o investigado é um político.
Existem processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal contra políticos sem conclusão há mais de dez anos.

O levantamento analisou 258 processos que mostram que os políticos dispõem de muitos recursos previstos na legislação. Além disso, falhas de juízes, procuradores e policiais também prejudicam o andamento das investigações.

De acordo com o jornal, a população acredita que a demora nos processos dos políticos ocorre pelo fato de eles terem dinheiro para pagar bons advogados. No entanto, o levantamento aponta que o problema é que muitos processos não avançam no judiciário e, em alguns casos, são arquivados sem serem finalizados.

27/02/2012
REVISTA ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário