"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 18 de março de 2012

PARECE BRINCADEIRA, MAS GOVERNO INVESTIGARÁ 28 MIL SERVIDORES SUSPEITOS DE ACUMULAR CARGOS

Para quem é jornalista há várias décadas, essa notícia não traz a menor novidade. É a mesma coisa que anunciar que haverá problemas nos aeroportos e terminais rodoviários na época do Natal e Ano Novo, ou prever muito engarrafamentos e acidentes nas estradas durante os fins de semana prolongados.

Agora, quem chove no molhado da administração pública é a repórterAna D’Angelo, do Correio Braziliense. Ela anuncia que o governo federal está atrás dos servidores que acumulam mais de um cargo público indevidamente e daqueles que já recebem aposentadoria ou pensão que, somada à remuneração do trabalho, ultrapasse o teto do funcionalismo, de R$ 26,7 mil.

Para isso, o governo estaria concluindo a implantação de um sistema nacional de cruzamento da base de dados dos 11 milhões de funcionários ativos e inativos da União, estados e municípios dos três poderes — Executivo, Judiciário e Legislativo. E o projeto-piloto começará pelo Distrito Federal, a partir de julho.

Um primeiro levantamento feito como teste pelo Ministério do Planejamento, em 2009, com dados da União e de 14 estados, detectou 198 mil servidores ativos das três esferas acumulando cargo ou benefício previdenciário. Desses, o governo concluiu que 28 mil recebiam duas ou mais remunerações da administração pública irregularmente, diz a bem-intencionada reportagem de Ana D’Angelo.

Mas tudo isso é só para constar. Alguém deveria informar ao governo que já estamos na era do computador. Não existe a menor dificuldade em saber quem acumula cargos indevidamente. Dizer que em 2009 o governo descobriu que havia acumulações chega a ser um escárnio. Estamos avançando em 2012 e nenhuma providênia foi tomada. Por quê. Ora, é que esses privilegiados que acumulam cargos públicos (e geralmente não trabalham em nenhum) são todos apadrinhados de algum político. Simples assim.

18 de março de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário