"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 11 de maio de 2012

CESSÃO DE TERRENO AO INSTITUTO LULA GERA PROTESTO


Cerca de 50 pessoas representando ao menos cinco movimentos sociais protestaram nesta quinta-feira de manhã na Câmara Municipal de São Paulo contra a cessão de um terreno na região da Cracolândia, centro da capital, para a construção do Memorial da Democracia, a ser administrado pelo Instituto Lula. Apesar de convidado, o Instituto Lula não enviou representante para o início da audiência pública da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

Segundo o representante do movimento "Revoltados Online", Marcos Mahen, não estão claras quais serão as contrapartidas do memorial a ser criado pelo instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Dizem que farão cursos. Cursos para quem? Ninguém é contra a memória do presidente, somos contra a cessão de um espaço público", disse. O manifestante lembrou que não houve concessão de terreno público para a criação do Instituto Fernando Henrique Cardoso.
A representante do movimento NasRuas, Carla Zambelli, que afirma representar mais de 70 mil pessoas que aderiram ao protesto, leu trechos de um e-mail que lhe teria sido enviado pelo jurista Ives Gandra Martins, comparando a doação do terreno aos Fuscas com que o então prefeito Paulo Maluf presenteou os jogadores campeões da Copa do Mundo de 1970. "Kassab e o próprio Lula podem vir a ter problemas legais", teria escrito Martins no e-mail.
O clima esquentou quando o vereador José Américo (PT) afirmou que os argumentos daqueles contrários à cessão do terreno soavam como de defensores da ditadura militar. "Vocês estão associados ao golpe de 1964", disse, sob vaias. "Existe uma política pública de concessão. Transformar o Memorial da Democracia no substituto de todas as creches que não temos tem viés ideológico", afirmou.
Representante da Prefeitura, o procurador Henrique Fugaya afirmou que a concessão do terreno - de cerca de 4 mil metros na Rua dos Protestantes - é importante porque o acervo documental dos dois mandatos do ex-presidente Lula é um patrimônio a ser conservado. "O acervo do FHC é particular, mas merece ter um apoio público", afirmou.
PS - E daí que Lula teve dois mandatos? Que acervo documental é esse? Aquele, do Brasil registrado em cartório? O maior sonho de todos nós brasileiros decentes é que, Lula Apedeuta da Silva, fique bem longe, se possível, cumprindo pena por todos os crimes que comete contra o Brasil.
Essa figura indigesta encarna a MENTIRA, a CRUELDADE, o CRIME ORGANIZADO. Queremos, escolas, hospitais etc... Nada de dar patrimônio público para o desocupado eterno.
GUILHERME WALTENBERG - Agência Estado
11 de maio de 2012
MOVCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário