As primeiras escolas que aderirem ao invento, ganharão um mixador automático de bordões para os puxadores.

SAPUCAÍ - Com a chave da cidade no bolso da calça, Eduardo Paes convocou uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades do carnaval 2013. "O desfile das escolas de samba hoje é um espetáculo internacional que reúne a nata das celebridades. Tomamos medidas para que os custos das escolas sejam otimizados de modo que sobre verbas para os camarotes", explicou o prefeito, batucando na mesa.
Paes contratou o físico alagoano Ribamar Severiano para criar um gerador de sambas-enredo. Em quatro dias, Ribamar apresentou um protótipo: "Temos um banco de dados com 12 mil rimas para Sapucaí e um sistema que alterna as palavras carnaval, folia, alegria, amor e magia", gabou-se.
Ribamar mostrou que o autor do samba pode filtrar palavras mais específicas a partir de dois temas: "História do Brasil" e "Metáforas oníricas". No primeiro, é possível rimar escravidão com pilão, império com mistério e bateria com fidalguia. O segundo gera versos para temas abstratos como "mergulhei nessa magia / era tudo que eu queria / para esse carnaval".
Por fim, apresentou um recurso que pode ser usado em último caso. "Aqui atrás, há uma válvula para criar onomatopeias", explicou.

16 de maio de 2012
The i-piaui Herald