"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 22 de junho de 2012

BRINCADEIRA CÍNICA

Lula tira foto ao lado de Dilma para tentar superar o evento no jardim das delícias de Maluf
 

Já houve um tempo, ora vejam, que era Dilma Rousseff quem ganhava pontos se saísse ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva numa foto. O Apedeuta anda metendo os pés pelas mãos ultimamente. Agora é ele que tem de procurar a sucessora para tentar limpar um pouco a barra. Leiam o que informa O Globo. Volto em seguida.
 
Por Maria Lima
 
Há dois dias apanhando por causa da desastrosa foto ao lado do deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou neutralizar o estrago aparecendo ao lado da presidente Dilma Rousseff, estrela da conferência do Rio+20.
 
Os dois resolveram chegar juntos à abertura protocolar da conferência, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Mas antes Lula foi ao encontro de Dilma no hotel onde ela está hospedada, na Barra da Tijuca, onde ficaram reunidos por mais de 40 minutos.
 
Dilma deixaria o hotel as 14h45min, para chegar um pouco antes da foto oficial, marcada para as 15h55min. Mas por causa do encontro com Lula acabou atrasando a ida para o Riocentro.
No saguão do hotel, coube a presidente Dilma fazer piada com a desastrosa foto de Lula com Maluf. Ela o segurou na frente de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, muito sorridente e brincou: “Olha que foto simpática estamos tirando para vocês!”, brincou Dilma, abraçando Lula.
 
Meio sem jeito a princípio, mas depois entrando na piada, Lula acabou dando a entender que a foto com Maluf não tinha sido mesmo a mais apropriada: “Vamos fazer uma foto ambientalmente correta”, respondeu, no ouvido de Dilma. “Isso, uma foto ambientalmente correta e simpática”, brincou a presidente.
Lula chegou ao hotel de Dilma por uma entrada secreta e fugiu dos jornalistas. Mas na saída fez questão de aparecer ao lado de Dilma.
 
No mesmo hotel, outros petistas também evitaram o tema da aliança Lula-Maluf: “Isso é assunto de paulista, eu sou mineiro”, desconversou o ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
 
Voltei
Cumpre notar que Dilma, obviamente, participou, ainda que indiretamente, da patuscada no solar malufiano. Aquele evento só aconteceu porque ela cedeu e entregou a Maluf, por intermédio de um aliado, a Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades.
Nesse sentido, a brincadeira da presidente é, além de infeliz, um pouco cínica.
22 de junho de 2012
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário