"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 8 de junho de 2012

... É IMPOSTOR!

O senador Sérgio de Souza apresentou um Projeto Lei que determina a aplicação do Código Penal ao adolescente infrator reincidente na prática de crimes graves, segundo ele, “Vivemos uma situação de pânico com relação à falta de segurança, inclusive com adolescentes cometendo infrações graves, empunhando armas, vendendo drogas, suprimindo vidas, destruindo famílias inteiras.
Tudo isso, embalados pelo falso entendimento de que há, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma velada promessa da impunidade. Após completarem 18 anos, estarão livres da internação e, mais  ainda, sem registro nos arquivos policiais”.

 

Aparentemente tudo parece bem, todavia o senador, esqueceu ou não quis falar, que um dos fatores que faz aumentar a criminalidade entre os jovens é o mau exemplo da impunidade que voga entre os criminosos nos três poderes.

Vamos ver como está a casa de Sérgio de Souza.
O país tem 81 senadores desses 22 (27%) aparecem como réus ou investigados em ações penais ou inquéritos em tramitação na mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal STF.

A maioria desses parlamentares com pendências na Justiça ocupa cargos de comando no Senado. Catorze deles presidem comissões permanentes, lideram bancadas ou têm assento no Conselho de Ética ou na Mesa Diretora do Senado. Alguns, até, conciliam essas funções. No total, os senadores acumulam 50 pendências judiciais: 36 inquéritos (investigações preliminares) e 14 ações penais (processos que podem resultar na condenação do acusado).
São atribuídos aos senadores cerca de 20 tipos de crimes. As acusações mais comuns são pelos chamados crimes de opinião, como calúnia, injúria e difamação, que se repetem dez vezes. As acusações mais graves estão presentes nas outras 40 investigações.

Há seis denúncias por crimes contra a Lei de Licitações, cinco por crime de responsabilidade e outras cinco por peculato (desvio de recursos públicos). Quatro por crimes eleitorais, três por crime contra o sistema financeiro, contra o meio ambiente, falsidade ideológica e improbidade administrativa.

Também existem acusações de trabalho escravo, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, crime contra as finanças públicas, corrupção e estelionato.
Portanto para diminuir a criminalidade, Sérgio de Souza deveria começar pelo próprio Senado Federal, pois quem fala em sangue e não está sangrando é um impostor.

(veja a Relação dos senadores com pendências no STF).

(*) Texto d e apoio: Cláudio Humberto

08 de junho de 2012
Giulio Sanmartini


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário