"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 24 de junho de 2012

GOVERNO DA DILMA NÃO FALA MAIS EM GOLPE

AFIRMA QUE "NÃO TOMARÁ MEDIDAS QUE PREJUDIQUEM O POVO IRMÃO DO PARAGUAI"
O Itamaraty vermelhão: hora de mudar de cor pelo bem do Brasil.
O governo da dona Dilma baixou a bola e já não fala mais em "golpe". Convocou o embaixador brasileiro no Paraguai apenas para "consultas". E afirma que não tomará "medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai".
 
Nestas alturas a nota do Itamaraty, completamente aparelhado pelo PT, é ridícula, haja vista que Dilma e seus sequazes passaram a sexta-feira ameançado o novo governo paraguaio e insuflando a revolta dos partidários do presidente destituído legalmente de acordo com o que rege a Constituição daquele país.
Tanto é que no entardecer deste sábado - em que pese a instigação de parte da grande imprensa e seus jornalistas comunistas - o presidente Federico Franco participou de uma missa que reuniu mais de mil pessoas na praça da Catedral em Assunção, num clima de completa normalidade.
 
De quebra ainda obteve o explícito apoio do Vaticano, da Alemanha e da Espanha que foram os primeiros a reconhecer o novo Governo.
Com o advento do PT ao poder, a diplomacia brasileira tradicionalmente respeitada e competente, passou a ser utilizada como um "aparelho do PT", protagonizando trapalhadas como a que se viu no episódio de Honduras.
Desta feita, contrariando ao mais elementar manual de diplomacia, o governo brasileiro sob o jugo do PT, mais uma vez pisou feito na bola, quando deveria ser contido e protocolar, exercendo a diplomacia em suas declarações, justo num momento de crise de um país vizinho como o qual o Brasil mantém estreita relação, o que não se viu até sexta-feira e na imprensa deste sábado.
Eis a íntegra da nota do Itamaraty que está sendo publicada nos sites noticiosos brasileiros:

"O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do MERCOSUL e da UNASUL, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.

O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas."
 
24 de junho de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário