"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 7 de julho de 2012

BRASIL: QUINTO PAÍS MAIS PERIGOSO PARA O EXERCÍCIO DA IMPRENSA

ONG suiça empenhada na defesa da liberdade de imprensa, a Press Emblem Canpaign (PEC) divulgou um ranking de países com maiores índices de violência contra jornalistas.

O Brasil ficou com a 5º posição na lista das nações em que os profissionais mais foram assassinados em 2012. Já no primeiro semestre do ano, 72 jornalistas foram mortos em 21 países, número 33% maior que no ano passado. De acordo com a ONG, o Brasil se iguala a nações como Somália e Paquistão.

O estudo aponta a América Latina como a região mais perigosa do mundo para o exercício do jornalismo. Ao todo foram 23 mortes no continente: oito no México, quatro em Honduras, duas na Bolívia e uma na Colômbia, Haiti e Panamá.

07 de julho de 2012
Fonte: Comunique-se

Leia

Brasil tem um jornalista morto a cada mês, segundo ONGGoverno vai criar observatório para crimes contra jornalistasEugênio Bucci: Por que matar jornalistas?

Assista

Liberdade de imprensa e Estado de Direito com Gustavo Binenbojm

Nenhum comentário:

Postar um comentário