"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 7 de julho de 2012

A CRISE DO EURO E A CRISE CARTORIAL

Li recentemente nas páginas amarelas da revista Veja uma entrevista com o primeiro Ministro italiano, Mário Monti (foto), em que o mesmo falava a respeito da crise do euro, mais especificamente sobre a Itália. Ora, é uma característica dos meus artigos, sempre que escrevo culpar o Estado como o grande responsavel pelas mazelas da sociedade, que no Brasil começa com as Bolsas e no mundo em um sentido mais geral com as guerras, que em sua grande maioria poderiam ser resolvidas numa mesa de negociação.Bom, mas e a entrevista do primeiro Ministro italiano é rica em informações para nós brasileiros. Vejamos o que ele disse em um dos pontos da entrevista: “o único desequilíbrio na Itália diz respeito  ao nível da dívida pública.


E sobre isso devemos falar para conter o nervosismo dos mercados, que aumentou os custos do refinanciamento do Estado”. Ora, quando acontecem baques econômicos do Estado logo vem o aumento da carga tributária para cobrir a irresponsabilidade dos governantes com o dinheiro público. A frase do primeiro Ministro cai como uma luva para o Brasil.

Ainda de acordo com a entrevista, o primeiro Ministro italiano alerta que em seu país, mudou-se a idade mínima da aposentadoria para 67 anos. Ai ele lembra que a vida média na Itália são de 82 anos e afirma que eles vão flexibilizar os horários do comércio e permitir que as lojas de conveniência aumentem as ofertas de produtos pois assim gerarão novos empregos. Logo se conclui que eles estão fazendo uma reforma na burocracia para diminuir o tempo e o dinheiro gasto pelos italianos. Coisa bem diferente do nosso país.
Pela entrevista ficamos sabendo também que documentos como certidão do nascimento ou outros essenciais são tirados na Itália pela internet, quando no Brasil desde a época dos Impérios criamos os cartórios com o único objetivo de salvar os nobres arruinados, e com isso acabamos sendo transformados em uma república cartorial gerando uma burocracia que emperra e atrapalha a vida do cidadão comum.

A propósito, certa vez conversei com um nobre de verdade (pois é dono de um cartório aqui no país) e fui surpreendido quando ele me disse que a principal função dos cartórios era dar segurança jurídica ao país. Sinceramente fiquei estarrecido e diante da afirmação fiquei imaginando que a maior economia do mundo – os Estados Unidos da América – não tem cartório. Quem está errado, o Brasil ou os Estados Unidos?

Bom, mas baseado na afirmação do meu amigo “nobre” queria lembrar então como forma de aviso, aos natalenses que compraram apartamento nos EUA que procurem vendê-los rápidos porque lá não há segurança jurídica, já que não tem cartório e só terá quando os americanos criar os tais cartórios. Não é uma gracinha?

Mas, lá, eles têm de fato uma democracia e isso faz toda a diferença, enquanto aqui nós temos mesmo é uma ditadura cartorial e uma burocracia estupida e imensa. De qualquer forma aos compradores de apartamento nos Estados Unidos fica a lembrança e o cuidado. Falta de aviso da minha parte é que não foi.

Adauto Medeiros
07 de julho de 2012
(*) Engenheiro civil e empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário