"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEMÓSTENES SE FOI. MAS AINDA HÁ 24 SENADORES QUE NÃO VÊEM MAL NO QUE ELE FEZ...

Deu o previsto. Mas por um placar que preocupa pela licenciosidade de 24 senadores que, ou votaram contra a cassação (19), ou se abstiveram (5).

Quem são esses caras ? Ninguém jamais saberá. Até porque um sujeito que não vê motivos para condenar alguém tão sobejamente enrolado jamais teria a hombridade de declarar e sustentar publicamente seu voto.

Resta o consolo de saber que 56 senadores — 15 além do que o mínimo necessário — decidiram que Demóstenes não era mesmo digno de permanecer na Câmara Alta brasileira.

Esse placar, suficiente mas ainda assim raquiíico, dada a gravidade do que se comprovou, denota com assertividade que chegou mesmo a hora de acabar com o voto secreto. Vai longe o tempo em que essa prerrogativa tinha a justificativa de proteger parlamentares da pressão dos governos. Hoje, serve mesmo é para acobertar o corporativismo indecente que ainda assola o Congresso.

Com a decisão de hoje, somam dois os senadores afastados por quebra do decoro parlamentar. É um número pequeno, mas ainda assim infinitamente superior ao de condenações pelo Supremo Tribunal Federal, que até hoje não pôs na cadeia nenhum político.

O julgamento dos mensaleiros está aí. Com ele, a corte constitucional terá sua grande chance de sair do zero absoluto.

11 de julho de 2012
Fábio Pannunzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário